Grande Curitiba

Entorno da Associação de Parkinson precisa de mais vagas especiais, pede Câmara Municipal de Curitiba

Resumo do resultado das indicações de ato administrativo ou de gestão submetidas ao plenário da CMC. Elas são aprovadas em votação simbólica e enviadas à Prefeitura ou ao Legislativo como sugestão.
4 de maio de 2022 às 11:02
(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Localizada em um trecho da avenida Silva Jardim que fica no Batel, a Associação Paranaense dos Portadores do Parkinsonismo (APPP) comentou com a vereadora Maria Leticia (PV) que faltam vagas especiais de EstaR, para idosos e pessoas com deficiência, no entorno da sede. “Eles não têm estacionamento próprio e o público, na sua maioria, é da terceira idade”, relatou a parlamentar, em plenário, nesta terça-feira (3). Os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram sugestão da vereadora para que a prefeitura aumente as vagas especiais na área.

“Em que pese a legislação estabelecer que 5% do total de vagas de estacionamento devem ser reservados a idosos e 2% a pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção, esse quantitativo não é suficiente para atender a demanda local”, alertou a parlamentar, na justificativa da indicação (205.00149.2022). Com o aval do plenário, a requisição será convertida em ofício da CMC e enviada formalmente à Prefeitura de Curitiba. A presidente da APPP, Sandra Salomão Cury Riechi, esteve no Legislativo em abril, acompanhando a aprovação da Semana da Tulipa Vermelha, de conscientização sobre a doença de Parkinson.

Carregadores de celular

Também recebeu o endosso do plenário a sugestão de Eder Borges (PP) para que a Prefeitura de Curitiba disponibilize carregadores de telefones móveis nas estações-tubo da cidade (205.00152.2022). “Custaria muito pouco ao Executivo, mas seria muito útil ao usuário e à imagem de vanguarda da cidade”, argumentou o vereador, após dizer que a ideia foi dada por um apoiador do seu mandato na CMC.

Os vereadores apoiaram uma terceira sugestão ao Executivo, elaborada por Leonidas Dias (Solidariedade), para a instalação de iluminação nova em um equipamento esportivo no parque Tingui (205.00151.2022). “Há duas quadras de basquete dentro do parque. Uma fica mais ao fundo do espaço e a outra é localizada na avenida Fredolin Wolf, ao lado do módulo policial. A ausência da iluminação pública inviabiliza os jogos no período noturno”, explica o autor.

Apesar de não serem impositivos, os requerimentos e as indicações aprovados na CMC são uma das principais formas de pressão do Legislativo sobre a Prefeitura de Curitiba, pois são manifestações oficiais dos representantes eleitos pela população para representá-los e são submetidos ao plenário, que tem poder para recusá-los ou endossá-los. Por se tratar de votação simbólica, não há relação nominal de quem apoiou, ou não, a medida – a não ser os registros verbais durante o debate. Nesse caso, foram registrados quatro posicionamentos contrários em plenário.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba