Grande Curitiba

Greca vistoria obras no moradias Janaína; ruas ficarão 100% asfaltadas

13 de maio de 2022 às 10:42
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O loteamento Vivendas Janaína, no bairro Campo de Santana, na Regional Tatuquara, vai ficar livre de buracos, poeira e lama. Dez ruas da região onde vivem cerca de mil pessoas serão beneficiadas com as obras do Programa Asfalto no Saibro da Prefeitura de Curitiba, completando a malha asfáltica local.

O pavimento primário das vias será coberto por asfalto em quase 2 mil metros de extensão e as ruas vão receber sistema completo de drenagem, com galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio.

Os serviços que começaram a ser executados na Rua Gilmar Nicco, uma das beneficiadas, foi vistoriado nesta quinta-feira (12/5) pelo prefeito Rafael Greca.

“Iniciamos o programa Asfalto no Saibro nas moradias Janaína, uma vila das muitas que compõe o nosso grande e querido Tatuquara. Assim, Curitiba vai abandonando a lama e a poeira e logo será uma cidade totalmente pavimentada”, disse Greca.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) a Rua Gilmar Nicco está recebendo asfalto numa extensão de 166 metros no trecho entre a Rua Professor de Oliveira Franco Sobrinho e a Rua Estefano Fialla, via que também será contemplada na sequência. A intervenção começou pela escavação para a implantação do sistema de drenagem na via.

No Campo de Santana serão alcançadas pelo programa as ruas Aguinardo Augustinho (128m), Joram Leprevost (143m), Jarbas Veiga do Amaral (227m), Albino Novakowski (204m), Francisco de Assis L. Leme (129m), Francisca Veiga do Amaral (268m), Lido Dall`Agnol (85m), Estefano Fialla (196 m) e Domingos Bueno do Amaral (277m). De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, obras também vão alcançar ruas do bairro Caximba.

“Nesta etapa serão realizadas 42 ações na Regional Tatuquara para acabar com a falta de infraestrutura em 41 ruas. Serão quase 12 mil metros de asfalto e obras de drenagem nas ruas dos bairros Campo de Santana e Caximba.”, disse Rodrigues.

Satisfação

Para quem é morador a mudança na rotina diária a partir do movimento das equipes de trabalho é uma grande satisfação. Foi o que contou o autônomo Edson Dala Maria, que há 13 anos enfrenta dificuldades ocasionadas pelos buracos abertos na rua Gilmar Nicco, sempre depois de um dia de chuva, ou pelo excesso de poeira, nos dias muito quentes.

“Estamos muito contentes, a gente esperava muito para ter asfalto na rua. Foi bom demais ver as máquinas tomando conta das ruas do bairro”, disse Edson.

Os irmãos Marcelo e Maicon Cunha, donos do Supermercado Agrimar, tradicional comércio que há mais de duas décadas atende às famílias da região, foram ao encontro do prefeito para agradecer as obras e serviços implementados na regional nos últimos seis anos. “São muitas as melhorias feitas no bairro que implicaram em vida melhor para quem é daqui. Greca é um prefeito que ama a cidade e trabalha muito para Curitiba ser cada vez melhor”, disse Marcelo.

Pelos bairros

A sexta etapa do programa é composta por dez lotes, dos quais sete já estão com obras em andamento e três aguardam processos licitatórios. No total, a nova fase beneficiará 91 ruas (algumas receberão obras em mais de um trecho) de 16 bairros da cidade que serão contemplados com 28 km de pavimento em asfalto e infraestrutura de drenagem. O investimento será de R$ 37,6 milhões. Os sete primeiros lotes iniciados desta etapa somam 63 intervenções que vão garantir a requalificação de 61 ruas em dez bairros (21 km de asfalto).

Simultaneamente às obras iniciadas na Rua Gilmar Nicco, no Campo de Santana, estão em andamento no bairro as intervenções nas ruas Marcos Bertoldi, Aretuza Machado de Andrade, Marcos Bertodi, Rogério Zara do Amaral, Albino Novakoski e ainda na Desembargador Edison Nobre de Lacerda (Santa Felicidade), Ulisses Aurélio Visinoni (Augusta) e Antônio Simões Cardoso (Uberaba).

Nesta sexta etapa os bairros atendidos pelo programa serão Tatuquara, Campo de Santana, Caximba, Umbará, Alto Boqueirão, Uberaba, Butiatuvinha, Pinheirinho, Santa Felicidade, Abranches, Cachoeira, Santa Cândida, São Miguel e Campo Comprido.

Acompanharam a visita técnica o administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz, o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro, o engenheiro fiscal da Smop Lois Almir Probst Filhos, o encarregado de obras e empreiteiro Aristóteles Muniz Barreto e gestores da administração regional.

Fala Curitiba

Lançado pelo prefeito Rafael Greca em 2018, o programa Asfalto no Saibro é uma reposta aos pedidos de pavimentação que são feitos frequentemente pela população. São demandas apresentadas na Central 156 e no programa Fala Curitiba, de audiências públicas.