Grande Curitiba

Centro Esportivo Vila Oficinas fecha para reforma e aulas vão para a Rua da Cidadania

17 de maio de 2022 às 11:28
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Quase 27 anos depois da última grande obra de restauração e recuperação, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, o Centro de Esportes e Lazer (CEL) Vila Oficinas entrou em reforma. Com isso, nos próximos seis meses as aulas acontecerão a cinco quadras de distância, nas canchas e salas da Rua da Cidadania do Cajuru, junto ao terminal do Capão da Imbuia.

A obra de recuperação do CEL Vila Oficinas será realizada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

“O espaço estava precisando dessa intervenção. O ganho de qualidade vai ser total, tanto para a comunidade como para quem trabalha lá”, avalia a coordenadora do centro esportivo, Neura Aparecida Campos de Lima.

A obra, lembra o chefe do Núcleo Cajuru da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Rodrigo Sozzi, foi um dos pedidos da população na consulta pública Fala Curitiba e vai custar à Prefeitura – agora na terceira gestão de Greca – R$ 822 mil.

Atividades variadas

Situado numa área de vulnerabilidade social da Regional Cajuru, o CEL Vila Oficinas oferece atividades para todos os públicos, mas são os adultos quem mais o procura. São elas: ginástica, alongamento, pilates, futsal, vôlei, basquete, handebol, caminhada e corrida. “Tudo isso voltará a ser ofertado na sede reformada, no fim do ano”, diz Neura.

A unidade da Smelj na Vila Oficinas é um dos cinco espaços esportivos da Regional Cajuru, que além da Rua da Cidadania conta com o CEL Caio Júnior (Uberaba) e os três centros do complexo do Parque Olímpico de Curitiba. Também conhecido como Parque dos Peladeiros, o local conta com estrutura para BMX (prática e disputas de bicicross), um centro de iniciação esportiva e área para esportes como beisebol, softbol, futebol americano e vôlei de areia.

Até o início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, cada um deste locais atendia cerca de 3 mil pessoas por mês.