Grande Curitiba

Curitiba e municípios vizinhos se unem no combate à violência contra a mulher

18 de maio de 2022 às 15:42
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nesta quarta-feira (18/5), a Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres reuniu gestoras de 19 municípios da Região Metropolitana, no Salão de Atos do Parque Barigui, para alinhar ações de combate à violência e fortalecer a rede de proteção.

Durante o encontro, a Assessoria abordou a importância da inclusão de políticas para as mulheres nos planos de governo e leis orçamentárias, a ampliação da temática dos direitos humanos, a oferta de aluguel social, a diferença que um atendimento humanizado traz às vítimas, o desempenho da Patrulha Maria da Penha e do botão do pânico para mulheres com medidas protetivas.

“É importante trazermos para o debate os gestores da região metropolitana. As ações devem favorecer a intersetorialidade, a transversalidade das políticas públicas e as interseccionalidades, fundamentais para conhecer as mulheres, nosso público-alvo e considerar assim suas necessidades”, disse Elenice Malzoni, assessora de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.

Na abertura do evento, Elenice contou com a participação da secretária de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Walquiria Onete Gomes; da Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos, com a assessora administrativa, Walkiria Takasaki Costa, e do diretor executivo da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), César Augusto Nascimento. Ele destacou o trabalho que o prefeito Rafael Greca, presidente da Assomec, vem desempenhando para ampliar as políticas públicas executadas na capital aos municípios metropolitanos.

“As mulheres que vivem na área rural sofrem com a violência doméstica e é preciso ramificar as ações da capital também para municípios mais distantes e assim combatermos essa violência que precisa acabar”, declarou César.

Compartilhando potencialidades

Jayne Harden Stelko, psicóloga no Centro de Referências Especializado de Assistência Social, veio de Almirante Tamandaré para participar do evento e ressaltou a demanda que existe na área da violência doméstica.

“As mulheres que enfrentam essa realidade, muitas vezes dependem exclusivamente do nosso serviço como rede de apoio para que elas superem a situação de violência, consigam se fortalecer e se emancipar”, disse Jayne.

Participações

Também participaram do encontro o assessor da Diversidade Sexual, Fernando Ruthes; a técnica da Assessoria de Políticas para as Mulheres, Renata Carneiro; a técnica da Assessoria de Promoção da Igualdade Étnico Racial, Maria Tereza Rosa; a assessora da Promoção da Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite; a técnica da Assessoria da Diversidade Sexual, Débora Marinho Novicki; e a assistente social do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná, Priscila da Silva.

A reunião contou com o apoio dos prefeitos da Assomec e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba.