Grande Curitiba

Curitiba se organiza para sediar congresso internacional em 2024

24 de maio de 2022 às 15:47
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Coordenadora da Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace), Curitiba iniciou os preparativos para sediar o Congresso Internacional das Cidades Educadoras, em 2024. A data do evento ainda será definida pela Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice), com sede em Barcelona.

Nesta terça-feira (24/5), uma reunião dos integrantes do Comitê Intersetorial da Rebrace na Prefeitura de Curitiba debateu as ações já feitas no município dentro desse conceito e o que pode ser ampliado. Os encontros serão mensais.

Participaram representantes da Secretaria Municipal da Educação, Fundação Cultural de Curitiba, Saúde, Defesa Social e Trânsito, Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Esporte, Lazer e Juventude e Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura (Arin).

Atualmente são 25 cidades na rede e Curitiba, como coordenadora, é responsável por articular as ações e debates de interesse.

“Curitiba é cidade educadora por vocação. Programas como o Linhas do Conhecimento, que transforma os espaços da cidade em salas de aula, e o Fala Curitiba, de consultas públicas, são exemplos. Sediar o congresso nos motiva a aprofundar o trabalho já realizado”, explicou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Na reunião desta terça-feira, os participantes debateram os princípios das cidades educadoras.

“Uma cidade educadora quebra paradigmas, temos que olhar além da área da educação e compreender que essa ideia permeia toda a forma de pensar e administrar a cidade. Separar o lixo, orientações no trânsito ou no cuidado com a saúde fazem parte disso”, destacou o coordenador executivo das Cidades Educadoras, Nelson Bucker.

Curitiba integra o rol de Cidades Educadoras desde 2019. Atualmente são 500 cidades associadas em 36 países. A adesão significa que Curitiba está comprometida em tratar a educação como um processo amplo e que envolve todos os habitantes.

O Congresso Internacional de Cidades Educadoras é realizado a cada dois anos. Este ano será em Andong, na província Gyeongsang, Coréia do Sul.