Grande Curitiba

Startups desenvolvem serviços no Worktiba do Cine Passeio

24 de maio de 2022 às 15:42
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – No último mês de abril, os espaços Worktibas da Prefeitura passaram a contar com 16 novos participantes, entre startups, projetos de impacto social e empresas de economia criativa. A startup Deixa Brilhar é uma delas. A plataforma auxilia empreendedoras mulheres a construírem um perfil que facilite aos investidores visualizar e patrocinar o empreendimento.

“É o match do empreededorismo feminino”, brinca Rosana Miyuki, 34 anos, sócia da startup com Aline Sousa, de 28 anos. “A Deixa Brilhar economiza o tempo dos investidores, porque deixamos no perfil que eles procuram”, completa ela.

Rosana e Aline fazem parte dos Worktibas, no Cine Passeio, um dos espaços de coworking público da Prefeitura, inaugurados a partir de 2017. Os outros dois são no Parque Barigui e na Rua da Cidadania do Boqueirão.

Rosana Miyuki contou que se surpreendeu ao saber que em Curitiba os empreendedores recebem o mesmo suporte que os de Paris, onde esteve para um período de estudos. “As vezes eu custo a acreditar que tenho acesso a tanta coisa sem pagar nada”, afirma.

Outro jovem que iniciou seu projeto a todo vapor é Thiago de Camargo Saraiva, 27 anos. Ele criou a startup Slingui no final do ano passado e também utiliza o espaço do Cine Passeio. A Slingui é uma plataforma de soluções para professores de idiomas. Após a assinatura do interessado, oferece recursos para que professores deem aulas mais completas em ambientes online, salas virtuais e exercícios didáticos prontos e interativos.

“Meu interesse no Worktiba foi principalmente pelas outras coisas além do espaço físico. A interação entre todos os projetos envolvidos, compartilhamento de experiências com outras pessoas no mesmo momento que você, todas as capacitações no cronograma de atividades”, salienta ele.

Worktibas

Inaugurados a partir de 2017, os Worktibas são coworkings públicos, vinculados à Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. As três unidades – Barigui, Cine Passeio e Rua da Cidadania do Boqueirão – dão apoio a empresas em estágio inicial, oferecendo gratuitamente estrutura física, capacitações contínuas e conexões com atores do Vale do Pinhão, movimento da Prefeitura e ecossistema de inovação responsável pela maior transformação econômica sustentável e de cidade inteligente de Curitiba

Também há uma plataforma, o Worktiba Digital, um canal on-line de conexões, capacitações e ferramentas, como chat ilimitado e reuniões on-line por videoconferência, além de armazenamento e edição simultânea de arquivos em tempo real.

Participantes dos Worktibas em 2022

BARIGUI
ADS Soluções em Cobranças
A Riqueza dos Resíduos – Aplicativo Transbordo
ABIS Educação Transformadora
ARK Sustentável
Bridje to All
DELA – Engenharia e Soluções Sustentáveis
Educação Financeira e Crédito Justo
Hospeda Eventos
iFórmula
Impact.to – Negócios Sustentáveis
Indicom
Ktrack
Lawy Legaltech
Lookforme
Muda Eletrônica
Adapt-Free
Reciclajuda
Ciclos Ambiental
Rodas Saúde
HA-Tecno
Sendo+ Cursos – Qualificação Humana na Construção Civil
Process Engenharia
Devel Blockchain
LIDERando pelo Exemplo
Projeto Effiworks
Alô Proprietário
Whigon
MCG Consultoria
Ezsales

BOQUEIRÃO
1Local Feiras
Beleza 100% Brasileira
Celebrator
Única Entrega
Coletivo Ambiente
Pixmaq
TiaJudi
Associação Nariz Solidário
VR Soluções em Energia
ARS Advocacia

CINE PASSEIO
BJJ Progress
CODI – Consultoria em Desenvolvimento Integral
Cooltivando a Vida
Cortez Koteski
Prosa Nova EduCultTech
Unboxcoffee
Unity RH
NF Blockchain Art
Deixa Brilhar
Slingui
Cubsul Saúde

DIGITAL
Bossa Nova Educação
Empresa de Jogos Digitais
IxéPitanga (eu criança em tupi-antigo)
PROfighter
Cidade Pública
Golden Assist Administração de Mercados