Grande Curitiba

Com missão japonesa, Greca orienta projetos em parceria

25 de maio de 2022 às 09:48
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca recebeu nesta terça-feira (24/5), no Salão Brasil do Palácio 29 de Março, representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), do Boston Consulting Group (BCG) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Eles cumprem visita técnica a Curitiba como parte de um convênio com o governo japonês para o desenvolvimento de projetos estratégicos.

A parceria, dentro do escopo de inovação e cidades inteligentes, foca o desenvolvimento de políticas públicas e ações com vistas ao envelhecimento da população e também à prevenção e resposta a desastres climáticos.

“É com prazer que renovamos a cooperação com a JICA, parceira histórica de Curitiba, sobretudo pelo desafio do programa de atender às necessidades do aumento da idade da população”, reforçou Greca.

Ele destacou a rede de atenção ao idoso de Curitiba e os equipamentos e programas que a cidade dispõe de atenção à terceira idade. “O desafio é transformar a vida dessas pessoas para que sejam proativas, felizes e produtivas na sua idade”, disse o prefeito.

No que diz respeito aos desastres naturais, Greca citou a recorrência de chuvas torrenciais de curtos períodos que superam a capacidade da estrutura de drenagem das cidades, causando alagamentos.

“Hoje temos eventos naturais que antes não existiam e as chuvas têm sido cada vez mais agudas. É um desafio manter a cidade funcionando em meio a esses acontecimentos”, pontuou o prefeito.

Parceria e inovação

Greca orientou à delegação que visite a Fazenda Urbana, que integra o Programa de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, iniciativa que, para ele, também se enquadra na proposta da promoção à pessoa idosa. “Nossa rede de segurança alimentar, a Fazenda Urbana, as Hortas Comunitárias e os Restaurantes Populares são alternativas criativas que também podem servir de suporte à população idosa.”

O cônsul-geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada, agradeceu o prefeito por receber a missão japonesa e disse que irá colaborar para a efetividade da parceria.

Segundo o representante da Embaixada do Japão no Brasil, Daisuke Nakano, Curitiba é muito especial para aquele país.

“Curitiba se destaca não apenas por ser reconhecida como cidade inovadora e que preza o meio ambiente, mas também por ter sido uma das grandes referências para a colônia japonesa”, disse Nakano.

Kazumasa Sanui, chefe da delegação da Agência de Cooperação do Japão, também agradeceu pela receptividade do prefeito e pela parceria com o Ministério das Relações Exteriores pelo trabalho conjunto nos projetos para Curitiba.

O representante da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Wófsi Yuri Guimarães de Souza, destacou Curitiba pela liderança nos diálogos internacionais com vistas à apresentação de soluções para o desenvolvimento sustentável.

O representante da BCG em Tóquio Takeshi Oikawa, citou a visita que fizeram ao Centro Atividades Pessoa Idosa Ouvidor Pardinho. “Hoje vimos pessoas fazendo exercícios na piscina. Esta cidade é reconhecida pela inovação, mas o foco dessas ações são as pessoas. Nota-se que a administração da cidade tem motivação, dinamismo e um sentimento de poder fazer para as pessoas.”, disse Oikawa.

Participantes

Também participaram da reunião por parte da JICA, Takeo Ochi, Rintaro Miyamoto, Issei Aoki e Kaduia Ishihara; Paula Scherer Servat e Fumiaki Nojima, do BCG; e José Ferreira Nunes Neto da ABC/MRE.

Da estrutura municipal acompanharam o prefeito na reunião, o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó; a diretora de Informações do Ippuc, Liana Vallicelli; e a coordenadora do PlanClima junto ao Ippuc, Gisele Medeiros.

A missão da JICA continua nesta quarta-feira (25/5), com visitas técnicas e reuniões no Ippuc, e termina na quinta (26/5).