Grande Curitiba

Saúde presta contas do 1º quadrimestre à Câmara Municipal

25 de maio de 2022 às 09:50
(Foto: Luiz Costa/ SMCS)

COM ASSESSORIAS – Em audiência pública nesta terça-feira (24/5), a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, superintendentes e diretores da secretaria prestaram contas na Câmara Municipal de Curitiba sobre o 1º quadrimestre de 2022, conforme o previsto na lei complementar federal 141/2012.

Além da apresentação do relatório aos vereadores, ela ressaltou a importância de a população se vacinar para conter a transmissão de doenças respiratórias, como a covid-19 e a gripe.

“O grande impacto da covid-19 mostrou que a vacina protege: apesar do aumento do número de casos que vemos agora, com quase 4,5 milhões de doses do imunizante aplicadas temos uma redução significativa nas mortes pela doença”, destacou Beatriz.

O alerta é propício neste momento em que um novo tipo de vírus da covid-19, a sublinhagem (BA.2) da variante ômicron, circula na cidade ao mesmo tempo que outros comuns dos meses mais frios. A população deve procurar as unidades municipais de saúde para receber as doses da vacina contra a covid-19 e da vacina contra a gripe.

Beatriz também reforçou a recomendação da SMS para que a população use máscara em ambientes fechados para conter a transmissão dos vírus respiratórios, como o novo coronavírus.

Reorganizações na rede

Beatriz lembrou que, para absorver as demandas surgidas nos primeiros meses do ano devido à alta dos casos de covid pela entrada da variante ômicron, a SMS mais uma vez mostrou rápida resposta, com a reorganização das unidades de saúde.

Atualmente, a reorganização é para absorver o aumento da incidência de doenças respiratórias, especialmente nas crianças, e dos casos de covid-19 devido à ômicron BA.2.

Para tanto, foram abertos novos leitos pediátricos e, para os casos de covid-19 nas demais faixas etárias (Curitiba tem hoje 11.629 casos ativos), todas as unidades de saúde estão realizando o atendimento em “Y” (na entrada, pacientes com sintomas respiratórios são encaminhados a um eixo e os demais, para outro). Aos fins de semana, parte da unidades de saúde faz atendimento de casos moderados, deixando as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para as urgências e emergências.

Pandemia

Na prestação de contas, o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides de Oliveira, disse que a população não deve ter a falsa impressão de que o vírus está mais fraco: é organismo das pessoas que está mais forte devido à ampla imunização na cidade.

O atual cenário epidemiológico ainda é de pandemia e requer a manutenção dos cuidados e da proteção, com a vacina anticovid nas crianças, jovens e adultos. “As pessoas tendem a achar que o momento é de não ter complicações da doença. Por isso, é preciso lembrar que a covid-19 pode deixar sequelas.”

Dengue

A secretária também destacou que os curitibanos têm de se manter atentos a outro risco: a dengue. Apesar de Curitiba seguir sem casos autóctones da doença e a SMS manter monitoramentos realizados constantemente, a situação é de alerta em relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti, que não se redime com a queda da temperatura.

Beatriz lembrou que todos devem adotar e manter as medidas para que a água não fique acumulada nas casas, terrenos, locais de trabalho. “O Paraná já declarou que está em epidemia de dengue e não vamos vencer essa batalha a não ser que todos façam sua parte,” disse.

Outros destaques

Entre as realizações da SMS de janeiro a abril, também foram destacadas as atualizações e melhorias no Aplicativo Saúde Já Curitiba; as capacitações às equipes dos 9,6 mil trabalhadores do SUS Curitibano, entre elas, a plenária geral para alinhar a estratégias da Saúde 4.1 e a palestra da diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Galvão Simão, sobre os desafios da pandemia; e a realização da 3ª Conferencia de Saúde Mental.

Também foi destacado o avanço nas reformas das clínicas odontológicas das unidades, com pontos de atendimento individualizados, ofertando mais segurança sanitária para pacientes e profissionais da Saúde. Só em 2022 já foram entregues seis clínicas reformadas.

Ao final da apresentação, os vereadores puderam fazer questionamentos, sugestões, críticas e tirar dúvidas.