Grande Curitiba

Vale do Pinhão debate conexão entre empreendedores e investidores na inovação

31 de maio de 2022 às 15:33
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação promoveu na noite desta segunda-feira (30/5) a Mesa com Investidores, um encontro com representantes de fundos e clubes de investimento-anjo, empresas, startups, setor público e empreendedores. A mesa foi mediada por Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, e teve as participações de Marcel Malczewski, da TM3 Capital, Mario Delara, da Caravela Capital, e Mariana Foresti, da Honey Island.

“Este é o primeiro de uma série de encontros que vamos organizar para buscar essa conexão entre os empreendedores de inovação e os investidores. Há bons projetos, existe recurso privado para investimento, então, é possível criar uma aproximação maior no ecossistema para que a sinergia resulte em avanços e negócios de sucesso na cidade”, disse Cris Alessi.

Marcel Malczewski, da TM3 Capital, um dos promotores da iniciativa, vê com otimismo o cenário curitibano.

Linda Machado, presidente do Curitiba Angels, destacou a importância do investimento-anjo para preparar as startups melhor. “O investimento inicial para viabilizar o negócio é fundamental, garantindo que haja um desenvolvimento planejado. O investidor-anjo tem um papel importante para os fundos de investimentos, que podem receber negócios melhor estruturados em seu portfólio.”

Mariana Foresti destacou as oportunidades de Curitiba, que tem os únicos unicórnios brasileiros fora de São Paulo (EBANX, MadeiraMadeira e Olist). Unicórnios são startups avaliadas em 1 bilhão de dólares. “Nosso ecossistema está vibrante. Precisamos aproveitar o momento colaborativo para que as startups de sucesso apoiem e sejam referências para as novas iniciativas.”

Mario Delara disse que a colaboração pode gerar mais qualidade e dar mais rapidez ao processo de aprovação de um investimento. “Chegamos a analisar 2.000 projetos para chegar numa carteira de 24 startups investidas. Se trabalharmos em colaboração, o empreendedor pode chegar melhor preparado no funil de decisão dos fundos de investimentos.”

O presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wharaftig, cuja instituição publica editais para apoio a startups, destacou iniciativas que reúnam empreendedores, setor público e investidores privados. “Estamos fazendo isso no Governo do Estado e vemos que a Agência Curitiba também está liderando essa conexão na cidade, todos ganham e todos aprendem muito com isso.”

O CEO da Logcomex, Helmuth Hofstatter, elogiou a iniciativa da Mesa com Investidores. “Cheguei no auditório Vale do Pinhão e encontrei no mesmo painel os três investidores da minha empresa. Não é apenas uma coincidência, é uma prova de que nosso ecossistema está conectado”, disse o fundador da Logcomex, que trabalha com transformação digital no comércio exterior.