Grande Curitiba

Curta Curitiba Pedalando: mais de 200 km de ciclovias para explorar

3 de junho de 2022 às 15:32
(Foto: Cesar Brustolin/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Os 208,5 quilômetros de ciclovias espalhadas por toda Curitiba são um convite para explorar as belezas da capital sob duas rodas. Moradores e turistas podem planejar o roteiro de bicicleta passando por cartões-postais da cidade – entre parques, bosques, jardins, praças e espaços culturais (museus e memoriais, por exemplo) – sempre, é claro, respeitando as regras de trânsito e segurança.

“Boa parte do trajeto das ciclovias é arborizado e convidativo a pedaladas, além de ser uma forma saudável e diferente de conhecer monumentos da cidade, cafés, restaurantes e bares”, afirma a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra. Segundo ela, o importante é planejar bem o roteiro, levando em conta as distâncias e melhores locais para fazer eventuais paradas de descanso.

Tatiana lembra que a Prefeitura oferece o guia Curta Curitiba Pedalando, que integra a coleção Curta Curitiba. O roteiro traz quatro passeios, com diferentes graus de dificuldade, e está disponível gratuitamente no site do Instituto Municipal de Turismo.

O guia reúne orientações importantes para que o ciclista faça um passeio com segurança. “A publicação traz artigos do Código de Trânsito que todo ciclista deve conhecer e orientações, como a importância de se usar capacete e o alerta de que em parques e calçadões (da Rua XV de Novembro e do Largo da Ordem, por exemplo), onde não há ciclofaixa ou ciclovia, é obrigatório andar desmontado”, completa ela.

O guia ainda traz a distância entre o Passeio Público (Centro), ponto de partida dos quatro roteiros, e algumas atrações turísticas como o Jardim Botânico (4 km), Museu Oscar Niemeyer (2,1 km), Torre Panorâmica (3,1 km), Parque Barigui (5 km), Parque Tanguá (8 km) e Santa Felicidade (15 km).