Grande Curitiba

Casa da Mulher Brasileira faz feira de atividades em comemoração aos seis anos de implantação

29 de junho de 2022 às 11:27
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nesta terça-feira (28/6), mulheres vítimas de violência que estão em atendimento na Casa da Mulher Brasileira de Curitiba (CMBC) e servidoras participaram de atividades em comemoração aos seis anos do local.

Dicas de moda e estratégia de imagem com a consultora Marcia Caldas e de maquiagem com Josiane Melo, ambas do Instituto Banco de Roupas, ajudou a elevar a autoestima das participantes.

“É fundamental usar roupas que nos representem, mostrem a transformação que ocorre de dentro para fora. Quando nos sentimos bem-vestidas nossa autoconfiança também melhora”, comenta Marcia.

Marcia reforçou a importância de as mulheres se permitirem ser quem são, usando roupas, cortes de cabelo e cores que gostarem, e se expressarem. “Seguir regras impostas por maridos, pais e namorados também é uma forma de violência”, conclui.

Outra atividade promovida foi uma aula prática sobre Linguagem Corporal. A advogada e professora de educação física Silmara Montes ensinou posturas corporais e ressaltou a relação entre a postura e o ritmo através de passos de dança.

“A postura correta traz confiança ao caminhar e atividades como essa trazem leveza para o dia a dia dessas mulheres que tanto precisam”, salienta Silmara.

Ampliando possibilidades

Milena Bianchi da Silva, 28 anos, foi até a CMBC para uma audiência, sabendo das atividades chegou mais cedo para aproveitar as palestras.

“É importante despertar essa força interior, às vezes a gente precisa ouvir que não estamos sozinhas, estou adorando aprender coisas novas e com vontade de colocar tudo em prática”, declara Milena.

Intersetorialidade

Na segunda-feira (27/6), outras atividades fizeram parte das comemorações de aniversário. Uma oficina auxiliando como administrar o tempo foi apresentada por Larissa Hack Bornancin e o curso Arte em lixo eletrônico e imersão digital foi ministrado por Gisele Lasserre. As participantes aprenderam a criar bijuterias utilizando peças de lixo eletrônico.

Serviços prestados por outras secretarias também foram apresentados, como confecção de cartão-transporte pela Urbs; cadastros do Sine Trabalha pela Fundação de Ação Social; oficina de Libras com o Departamento da Pessoa com Deficiência; oficina de reciclagem e geração de renda com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente; aplicação da vacina da gripe e orientação sobre exames preventivos contra o câncer e sobre IST (infecção Sexualmente Transmissível) pela Secretaria Municipal da Saúde; orientação da Patrulha Maria da Penha pela Secretaria Municipal de Defesa Social; orientação de direitos das mulheres e combate a violência doméstica e familiar pela Assessoria de Políticas para Mulheres; orientação de Políticas sobre Drogas; e para servidoras, orientação de saúde ocupacional pela Secretaria Municipal de Administração Pública.

“É muito importante essas parcerias para a gente levar novas orientações, ampliando os serviços e as possibilidades para essas mulheres que nos procuram em situações tão vulneráveis”, declara Sandra Praddo, coordenadora geral da CMBC.

“Ao entrar nesse espaço, as mulheres precisam saber que existe uma rede de atenção voltada para elas”, sintetiza Elenice Malzoni, assessora de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.

Parcerias

A ação foi promovida pela Assessoria de Políticas para Mulheres e a Casa da Mulher Brasileira em conjunto com a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, Patrulha Maria da Penha e Escola Pública de Trânsito da Setran, Urbs, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Saúde, Fundação de Ação Social, Departamento da Pessoa com Deficiência. A programação contou ainda com a participação do comitê de Violência Doméstica do Grupo Mulheres do Brasil, Grupo Batom e Projeto Rede.