Grande Curitiba

Creaf abre 20 vagas de acompanhamento nutricional para atletas incentivados

2 de agosto de 2022 às 11:54
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude e o Centro de Referência em Esporte e Atividade Física (Creaf), estão ofertando mais 20 vagas de acompanhamento nutricional aos atletas beneficiados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba.

A estrutura montada pela Smelj para os beneficiados também conta com fisioterapeuta e profissional de Educação Física para fazer avaliações físicas e atendimento dos atletas.

Para marcar a primeira avaliação é necessário preencher o formulário de Nutrição, disponível na página incentivoesporte.curitiba.pr.gov.br. Este formulário deverá ser enviado para o e-mail [email protected] As consultas com a nutricionista são individuais e o atendimento é personalizado.

As etapas consistem em uma entrevista completa (anamnese) para conhecimento dos hábitos e preferências alimentares do atleta, condição de saúde e socioeconômica, as atividades diárias e a modalidade esportiva que o atleta pratica (frequência, intensidade e duração).

São realizadas avaliações antropométricas (peso, altura, circunferências e dobras cutâneas) para compor o perfil nutricional do atleta. Com todos estes dados é elaborado e entregue um plano alimentar personalizado, que será acompanhado em retornos do atendimento.

“Além de dar todo o suporte para os profissionais, conseguimos desenvolver pesquisas com os dados coletados, que futuramente podem melhorar o rendimento dos atletas. O suporte e o acompanhamento mais próximos também vão refletir nos resultados das competições que eles vão disputar”, explicou o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr.

De acordo com Carollina Pereira Rigues nutricionista do programa, com esse acompanhamento o rendimento dos atletas deve melhorar ainda mais.

“O objetivo da nutrição é promover a saúde, elaborando um plano alimentar que forneça o necessário para que o atleta desenvolva atividades com melhoria de desempenho e rendimento. Além disso o trabalho auxilia na prevenção de lesões que possam ser decorrentes de carências nutricionais e na recuperação”, disse Carollina.

O Creaf fica na Rua Augusto de Mari, 2.150, Guaíra. Além do e-mail os atletas podem entrar em contato pelo telefone (41) 3323-8370.