Grande Curitiba

Veja como participar do segundo volume das Narrativas Afro-Curitibanas

2 de agosto de 2022 às 11:55
(Foto Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A produção do segundo volume do livro Narrativas Afro-Curitibanas teve início na semana passada com uma reunião do primeiro grupo de interessados em contar suas histórias na publicação.

A exemplo do primeiro volume, o livro trará relatos de vida e do cotidiano de pessoas negras, uma iniciativa que busca aumentar a representatividade e diminuir discriminações e preconceitos ainda presentes na sociedade.

A participação é aberta a todas as pessoas negras interessadas. A publicação deverá ser lançada em meados de 2023 e o prazo para apresentar os relatos vai até o dia 27 de outubro de 2022.

Oficinas

Até lá, a Assessoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial vai promover outras seis oficinas presenciais, que são abertas ao público. Três delas serão realizadas na sede do departamento e três durante as Caravanas Étnico-Culturais das regionais CIC, Cajuru e Bairro Novo.

O objetivo das oficinas é dar subsídios a quem quiser relatar situações de vida, que podem ser tanto de dificuldades (como casos de preconceito, racismo e discriminação, por exemplo) quanto de superação dos problemas.

Dessa forma, as oficinas colocam em discussão temas como Estatuto da Igualdade Racial, ancestralidade e elementos textuais.

Haverá ainda outras duas oficinas, já na fase de seleção e produção dos textos. Para participar do livro, no entanto, não é necessário frequentar esses encontros.

Os relatos e o estilo dos textos são livres. A única condição é a de que o autor seja uma pessoa negra residente em Curitiba.

A história pode ser enviada para o e-mail [email protected]

Os relatos que farão parte do livro serão selecionados pela equipe da Assessoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial.

Serviço

Oficinas – Narrativas Afro-Curitibanas

Encontros na Assessoria

  • 25/08 – Tema: Estatuto da Igualdade Racial
  • 29/09 – Tema: Ancestralidade e elementos textuais
  • 27/10 – Rodada coletiva de leitura
  • 24/11 – Construção do Boneco do livro

Local: Rua Barão do Rio Branco, 45, auditório do 8º andar
Sempre às 14 horas

Oficinas nas Caravanas Étnico-Culturais

  • CIC – 13/8
  • Cajuru – 17/9
  • Bairro Novo – 8/10

Locais e horários a serem informados posteriormente.

Mais informações: (41) 3221-2713.

Como participar

E-mail para envio dos relatos: igualdaderac[email protected]

Formato do texto:
Texto de no máximo 10.000 caracteres (com espaço) em fonte Arial ou Times New Roman, corpo 12, do Word

Os relatos podem ser enviados até 27 de outubro e o texto pode ser assinado por mais de uma pessoa.