Grande Curitiba

Profissionais de saúde premiados recebem homenagem na Prefeitura

3 de agosto de 2022 às 11:13
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca homenageou, nesta terça-feira (2/8), profissionais premiados em julho por experiências e pesquisas no Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foi a campeã da categoria Paraná no 34ª Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Campo Grande (MS), no mês passado. O trabalho vencedor foi uma proposta de intensificação no tratamento da diabetes nas unidades de saúde para pessoas entre 40 e 50 anos que tiveram piora no controle glicêmico durante a pandemia.

Ainda em julho, a SMS e a Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) se destacaram na 8ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde.

Orgulho

Juntas, a SMS e a Feas tiveram 17 trabalhos reconhecidos no Prêmio Inova Saúde Paraná, realizado durante o 6º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva.

“Eu queria falar do grande orgulho do SUS curitibano, da importância e do valor dessa ferramenta que faz o bem e valoriza a vida entre nós”, disse o prefeito.

A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, também reconheceu a qualidade dos profissionais. “Além de suas obrigações, com zelo e carinho, eles ainda produzem esses relatos que deixam registrado todo o cuidado”, destacou.

A SMS foi premiada com seis projetos. Entre eles, “Vigilância em Saúde nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em Tempos de Pandemia: um Novo Olhar”, de Bárbara Munhoz da Cunha, Caroline Maria Krebsbach, Andrea Matos Ruiz, Jaqueline Tibes Ferreira, Manoela Santos e Edna Aparecida do Nascimento Tarbine.

“Nós fizemos o monitoramento dos idosos. Ele mostrou que a proximidade entre as instituições e a vigilância é importante para definir estratégias e cuidados “, explicou Barbara, chefe do serviço de epidemiologia do distrito sanitário Santa Felicidade.

Saúde em Casa

Vinculada à SMS, a Feas teve 11 trabalhos premiados, cinco a mais que em 2021. A equipe do programa Saúde em Casa, do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), apresentou três desses projetos.

Um deles foi “Atuação Fisioterapêutica Domiciliar de Pacientes Adultos em Ventilação Mecânica em um Serviço de Desospitalização”, de Carla Zizcycki e Elenize Losso.

“Não é uma estratégia simples, mas está ajudando a liberar leitos em hospitais”, contou Elenize, que é fisioterapeuta. A ventilação mecânica em casa permite ao paciente seguir o tratamento perto da família e com acompanhamento do programa.

Segundo o diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz, a premiação dos trabalhos aponta não só a excelência da gestão, mas o compromisso dos profissionais de saúde com a população.

A fundação contou com o apoio do Centro de Educação e Pesquisa, que orientou os profissionais na elaboração dos projetos. “Nós demos o suporte e ajudamos na difusão desse conhecimento para toda a comunidade”, revelou Isabel Zanata, gerente do setor.

Presenças

Também acompanharam a homenagem a superintendente de Gestão da SMS, Flávia Quadros; o superintendente executivo da SMS, Juliano Gevaerd; a diretora de atenção à Saúde da Feas, Tatiane Filipak; o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza; e o médico Renê Santos, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco).

Os premiados:

• Flávia Quadros, Ana Maria Cavalcanti, Alexei Volaco, Gisele Dutra da Silva, Suelen Carmo dos Anjos Sacarabotto, Juliano Gevaerd, Viviane Gubert: Intensificação do Tratamento de Diabetes de Pessoas entre 40 e 50 anos na Atenção Primária em Saúde de Curitiba

• Aline de Oliveira Perfeito, Carmen Fernanda Ribeiro, Gisele Ristow Montes, Viviane de Souza Gubert, Denise Rebello da Cunha: Implementação da Unidade de Atendimento ao Trabalhador em Saúde – Covid-19

SMS

• Josué Mendes dos Santos. Projeto Piloto: Redução do Desperdício e Perdas de Materiais e Medicamentos da Unidade de Pronto Atendimento Sítio Cercado.

• Lourdes Terezinha Pchebilski, Angela Cristina Lucas de Oliveira; Everson Ribeiro de Lima; Angela Leite Mendes; Patricia Audrey Reis Goncalves Pinheiro; Lucas Vinícius Panisson: Enfrentamento da Obesidade na Gestação na Atenção Primária à Saúde de Curitiba.

• Lourdes Terezinha Pchebilski, Alcides Augusto Souto de Oliveira; Liza Regina Bueno Rosso; Ana Valéria de Almeida Carli; Everson Ribeiro de Lima; Lucas Vinícius Panisson: A Experiência de Curitiba na Implantação de Tutoria como Estratégia de Enfrentamento à Sífilis.

• Bárbara Munhoz da Cunha, Caroline Maria Krebsbach, Andrea Matos Ruiz, Jaqueline Tibes Ferreira, Manoela Santos, Edna Aparecida do Nascimento Tarbine: Vigilância em Saúde nas ILPIS em Tempos de Pandemia: um Novo Olhar.

• Simone Ludwig Tesserolli Briski, Marina Moreira Ramos da Silva: Auriculoterapia na atenção primária.

• Tatiane Correa da Silva Filipak, Sulamita de Paula Santos, Angelita Izabel Silva, Sezifredo Paulo Alves Paz, Marina Marcondes e Isabel de Lima Zanata: Gestão de leitos: Implantação de um Núcleo Interno de Regulação Central para o Gerenciamento de 525 leitos Hospitalares e de Retaguarda Durante a Pandemia de Covid-19.

Feas

• Kamila Tolari Faneco: Parecer da Controladoria: a Relevância na Legalidade dos Processos Licitatórios.

• Esther Vieira Martins, Ana Karoline da Costa da Silva, Giseli de Barros dos Santos, Luciana Kusman, Angela Bragagnolo: Exercício Simulado de Resposta a Emergência: um Relato de Experiência.

• Gabriela Pinheiro Brandt, Tatiane Caroline Boumer, Isabel de Lima Zanata: Desenvolvimento das Habilidades Socioemocionais do Residente e a Importância da Escuta Ativa: um Relato de Experiência na Residência em Área Profissional.

• Franciele Cieslinski Fernandes, Samoel Lourenço dos Santos, Danielle Caroline da Silva Opazo, Tatiane Caroline Boumer: Desafios e Superações de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Frente à Pandemia de Covid-19: um Relato de Experiência

• Andresa Santos da Silva, Bruna Coladith Barboza, Ana Paula de Andrade Sartori, Isabel de Lima Zanata, Ana Lídia Emerick Rosa, Larissa Teleginski Wardenski: Atuação Fonoaudiológica no Desmame da via Alternativa de Alimentação.

• Carla Zizcycki, Elenize Losso: Atuação Fisioterapêutica Domiciliar de Pacientes Adultos em Ventilação Mecânica em um Serviço de Desospitalização.

• Gisele de Melo, Henrique Shody Hono Batista, Michele Ioris, Camila Ferreira de Lima: Atuação da Equipe Multiprofissional na Prevenção do Delirium nas Unidades de Internação em um Hospital de Referência no Atendimento ao Idoso.

• Miriane Elisabeth de Souza Pereira, Geysa Machado Cascardo: A Abordagem da Psicologia na Atenção Domiciliar com Cuidadores de Pacientes Acamados Devido a Agravos de Saúde – um Relato de Experiência.

• Miriane Elisabeth de Souza Pereira, Carolina Balthazar da Costa, Lorena Almeida Santana, Dorica Silva Moreno, Giuliane Gomes de Souza, Rute dos Santos Portella: A Reunião de Equipe como Ferramenta de Construção de Intervenções Multidisciplinares em uma Equipe de Cuidados Paliativos na Atenção Domiciliar.

• Tuane Caetano dos Santos Ferreira de Souza, Gabriela Visnieski Siqueira, Henrique Shpdy Hono Batista, Ítala Vilaça Duarte, Regiane Mendes Tarocco Borsato: Follow-up do Luto: Escuta e Acolhimento