Grande Curitiba

Lazer e esporte de graça estão à disposição da população na Praça Oswaldo Cruz

12 de agosto de 2022 às 15:51
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – No Centro de Curitiba existe um refúgio verde e de lazer para se aproveitar a qualquer hora do dia. A Praça Oswaldo Cruz, com 15.850m², foi revitalizada na gestão do prefeito Rafael Greca e é a maior estrutura pública da Prefeitura destinada ao esporte e lazer.

A praça passou por longa obra de revitalização, que começou em 2015. Porém, em janeiro de 2017, quando Greca assumiu a Prefeitura, as obras estavam quase paradas e atrasadas.

Entregue a população em 2019, a Oswaldo Cruz hoje é ponto de referência para os moradores do Centro e também do Batel, Rebouças e Água Verde. No local, os frequentadores buscam tranquilidade e espaço para atividades físicas.

A aposentada Rita Maria Perdonsini, de 67 anos, vai à praça todos os dias. Além de levar seu pet para passear, ela diz que vai ao local para relaxar.

“Eu venho até a praça todos os dias. Além de esfriar a cabeça e trazer a Mel para passear eu aproveito um pouco da natureza mesmo estando no Centro da cidade, cercada de prédios. É muito bom”, disse Rita.

A Praça Oswaldo Cruz conta também com o Centro de Esporte e Lazer (CEL) Dirceu Graeser, que oferece piscina coberta e aquecida, academia, salas de ginástica, quadra poliesportiva coberta e também externa, academia ao ar livre, pista de corrida e o mais importante, profissionais e professores capacitados para atender os usuários, tudo de graça.

Célia Marisa Ferreira Kluska está matriculada na musculação e ao lado do marido mantém a forma e o bem-estar com a supervisão de profissionais.

“Eu e meu marido iniciamos na academia porque trazíamos meu filho para fazer natação.Ficamos surpresos com a revitalização que foi feita, tudo é muito bom, a qualidade dos professores é excelente e a dos equipamentos também”, disse a bancária aposentada.

O aposentado Salvador Gomes, 69 anos, também conheceu a estrutura da praça depois que a filha se matriculou na natação. Salvador afirma que a estrutura que ele encontrou é melhor que a de muitas academias particulares.

“Já faz três anos que me matriculei na academia da praça e estou muito satisfeito. Os professores nos ajudam e tudo é bem cuidado e organizado. Minha filha também frequenta as aulas oferecidas aqui e graças a Deus nossa saúde está em dia”, disse Salvador.

Hoje o Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser oferece aulas e acompanhamento em várias modalidades como alongamento, bocha sênior, caminhada, ciclismo, corrida, ginástica, musculação, natação, polo aquático, treinamento funcional e triatlo. De acordo com Mario Augusto Fontoura Jr., chefe de núcleo da Smelj da Regional Matriz, quem quiser conhecer as instalações e as atividades deve ir até a praça ou acessar o Portal Curitiba em Movimento.

“Aqui o morador da cidade encontra as mais diversas modalidades esportivas para se inscrever. Temos turmas para todas as idades, tudo de graça e no Centro de Curitiba”, disse Mario Augusto.

As vagas são limitadas.

Futuro

A Secretaria do Meio Ambiente deve começar, a partir do próximo ano, as obras de implantação de um Espaço Amigo Bicho (play pet) e de um novo parquinho para as crianças que frequentam a Oswaldo Cruz. Emenda da Câmara Municipal, a demanda está em fase de orçamento com previsão de licitação ainda neste semestre.

Para a secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, todo o cuidado do município e a preocupação em oferecer uma estrutura de lazer cada vez mais completa à população impactam diretamente a qualidade de vida dos curitibanos.

“Nosso compromisso passa pelo cuidado com as áreas verdes, que ganham ainda mais importância em uma região central, como a da Praça Oswaldo Cruz”, resume.

Com 13 metros por 30 metros de área, a área cercada destinada aos tutores de animais deverá ter piso em grama, portões, caixa de areia e brinquedos. Será o sexto espaço destinado exclusivamente aos animais na cidade. Os outros ficam no Passeio Público (Centro), no Eixo de Animação Arnaldo Faivro Busato (Avenida Presidente Wenceslau Braz, Guaíra), no Jardinete Sebastiana Tortato (Capão Raso), na Praça Zumbi dos Palmares (Pinheirinho) e na Praça Brigadeiro do Ar Mario Calmon Eppinghaus (Juvevê).