Grande Curitiba

“Eu defendo gente, povo, cidades e realizações de sonhos”, diz Aline Sleutjes em sabatina na Band News FM

24 de agosto de 2022 às 14:43
(Foto: Band News FM)

COM ASSESSORIAS – A deputada federal e candidata ao Senado pelo Paraná, Aline Sleutjes (PROS-PR), participou na manhã desta quarta-feira (24) de sabatina promovida pela Band News FM Curitiba. Em dez minutos, a parlamentar destacou as conquistas na Câmara dos Deputados, apresentou propostas e mostrou ideias para uma gestão responsável e eficiente no Senado.

Aline, que foi a primeira mulher da história a presidir a Comissão de Agricultura e se tornou vice-líder do Governo na Câmara, fez um balanço de seu mandato. “O trabalho foi árduo. Saí de uma cidade que nunca teve uma deputada federal. Acredito que conseguimos avançar muito. De zero municípios, hoje atendo 300; de zero prefeitos, hoje temos 200 parceiros; de zero vereadores, hoje temos 500. Eu consegui trazer para o estado do Paraná R$ 220 milhões, recursos que foram transformados em grandes sonhos da população, melhorando a saúde, educação, infraestrutura, construção de pontes, asfalto, maquinários, equipamentos, parques. Em cada cidade dessas 300, nós temos uma história para contar, temos algo para dizer para a população, aqui eu fiz parte da vida de vocês”.

POR QUE O SENADO?

A opção por uma candidatura ao Senado também foi uma das perguntas levantadas durante a entrevista. “Temos que ter gente de coragem para realmente ter vontade de tirar algumas pautas que não são consideradas de relevância para o estado do Paraná e para o Brasil. Quero um senador que conheça a realidade dos quatro cantos do nosso do Paraná, que conheça as pautas da agropecuária, que é realmente o coração da economia paranaense e brasileira. Quero alguém que seja municipalista, que percorra, que não fique lá na sua salina luxuosa, com seu ar condicionado, esperando os problemas chegarem lá. E eu sou essa pessoa. Já mostrei nesses quatro anos de mandato, rodando todo o Estado, atendendo essas 300 cidades”, respondeu. A deputada complementou afirmando que “a função do senador, além de representar o seu estado, e fazer suas votações, é estar a par de toda política pública nacional, é também ser voz da sua população. E é isso que quero fazer lá: fazer diferente, com amor, mostrar que essa é a nossa missão e colocar um pouco mais de municipalismo no estado do Paraná”.

APOIO A BOLSONARO

O apoio de Aline a Jair Bolsonaro também foi tema de uma das perguntas. Ela manteve seu posicionamento de fidelidade ao Presidente da República. “Eu sempre disse que eu o apoiaria, como apoiei desde o 1º de janeiro de 2019 até o momento. Sempre fui bolsonarista, conservadora, de direita e sempre estive à frente das principais decisões e discussões dentro do Plenário da Câmara. Por isso sou vice-líder do governo no Congresso e luto por esse governo. As questões partidárias, opções políticas, negociações e acertos não podem abalar o que eu já fiz e faço por esse governo e pelo estado do Paraná”.

JOGO POLÍTICO

Questionada sobre seu posicionamento partidário, a parlamentar relembrou seus princípios: “Eu sou de Direita. É por isso que vem todo o imbróglio de questões partidárias. Infelizmente no Brasil não temos uma sigla que você possa dizer assim ‘essa sigla é de Direita, temos todo os valores, propósitos e metas que eu quero e meu partido cumpre’. Nós somos obrigados a ter siglas partidárias, infelizmente. Se pudéssemos lançar uma candidatura avulsa seria muito bom porque defenderíamos os nossos ideais, valores e desejos. Eu não defendo sigla partidária. Eu defendo gente, povo, cidades, trago realizações de sonhos”.

A declaração foi seguida de uma afirmação sobre seu trabalho e conquistas como deputada. “O que nós estamos fazendo: nada mais de nossa obrigação. O imposto é pago, chega lá em Brasília em cofre único e tem que ser dividido. Que seja dividido para as pessoas e para as cidades que precisam. Fiz uma grande uma opção no meu trabalho nesses quatro anos: atendo os pequenos e os médios. É lá que a vida e as dificuldades acontecem. Os pequenos e médios municípios não têm recursos para fazer uma reforma, uma ampliação, construção, melhorias estruturantes porque o pouco que arrecadam mantém suas cidades vivas e eu pude fazer a diferença na vida de todos esses prefeitos e vereadores que hoje estão conosco participando ativamente dessa campanha e lutando para ter uma senadora municipalista. Não tenho nenhum problema em dizer que todo esse recurso que veio, sempre veio para o lugar certo, da forma certa e para as pessoas certas, atendendo o anseio da população e solucionando problemas que muitas pessoas jamais solucionaram em muitos mandatos como deputado federal. Acredito que fiz minha missão, cumpri minha tarefa e como senadora poderei fazer muito mais”.

VALORES FUNDAMENTAIS

Sobre as prioridades, Aline reafirmou seus compromissos com o agronegócio “visto que é a essência do nosso estado. Fui a primeira mulher da história do Brasil a presidir a Comissão de Agricultura”. A educação e a religião também foram lembradas. “Sou professora, então tenho uma obrigação moral com a área. Trabalhei em APAEs, fui diretora, coordenadora, supervisora, professora, treinadora. Conheço a realidade, da quadra esportiva até a gestão de uma escola, e por isso sei o que precisa ser mudado. Como cristã, defendo arduamente nosso direito de liberdade, toda essa questão das pautas importantes como não liberarmos as drogas e valorizarmos a família, que é o alicerce da sociedade. Se destruirmos a família, destruímos o Brasil. Sou antiaborto, pró-vida, por isso me considero conservadora. Hoje sou um nome de unanimidade para muitas igrejas evangélicas. Centenas de pastores estão conosco porque sabem que a minha luta no Senado será para permanecer, fortalecer e favorecer igrejas e não interessa a placa de religião, mas sim os cristãos”, pontuou.

REFORMA POLÍTICA

Ao ser questionada sobre reformas, a parlamentar afirmou que é necessário encontrar um equilíbrio. “Não adianta mexer numa legislação que vai impactar diretamente a vida do povo se nós não termos uma solução ou não vamos melhorar. Ninguém deve mexer em leis que existem para piorar a vida do povo brasileiro. A meu ver, a [reforma] administrativa é muito importante. Primeiro porque nós temos que enxugar a máquina para sobrar mais recursos para investimentos. Segundo, nós temos que mexer na tributária para que a carga no povo brasileiro seja menor. Com isso ele possa comprar mais e fazer a vida da sua família cada vez melhor. E a política, como eu falei, hoje nós somos reféns de partidos que não representam os anseios da população brasileira”.

“Quero dizer para todo o povo paranaense: estou preparada para ser a sua voz e a sua vez em Brasília. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, finalizou Aline.