Grande Curitiba

Com o prefeito e peça de teatro, crianças aprendem a história do Brasil

1 de setembro de 2022 às 15:09
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Crianças da Regional Boqueirão participaram da celebração do Bicentenário da Independência do Brasil, promovida pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba em toda a cidade. Na manhã desta quinta-feira (1º/9), o Auto do Independência foi apresentado na Rua da Cidadania do Boqueirão para 280 alunos de 6 a 10 anos das escolas municipais Lapa, Wenceslau Braz e Germano Paciornick.

“A cidade educadora não pode se esquecer de todo o esforço que a Prefeitura faz para que chegue aos curitibinhas o amor à grande pátria. Com alegria, todos nós celebramos esse dia. Não vamos desistir do Brasil. Se nem tudo está perfeito, muito ainda faremos pelo bem da pátria brasileira”, disse o prefeito Rafael Greca, na apresentação.

A encenação reproduz o momento em que a princesa Leopoldina, aconselhada por José Bonifácio, escreve uma carta ao príncipe regente, incentivando-o a romper com Portugal. A peça culmina com a entrada de D. Pedro, em seu cavalo, dando o grito “Independência ou Morte”.

Além do espetáculo, as crianças conheceram e ganharam o livro ilustrado As Vidas da Independência, de André Caliman e Magnon Almeida. O prefeito apresentou a publicação as crianças.

“Este é um livro para vocês guardarem para toda a vida. É um livro moderno, tem um QR Code e pelo celular vocês podem ver o D. Pedro vivo! Tem a Dona Leopoldina, o José Bonifácio, todas as pessoas que viveram esse período, entre elas a freira Joana Angélica, que morreu lutando contra os portugueses, e a combatente negra Maria Felipa, que também queria a independência do Brasil”, ensinou Greca.

Um dos autores do livro, Caliman foi apresentado às crianças pelo prefeito. “A ideia desse projeto é divulgar 20 personagens da história do Brasil, todos eles relacionados com a independência, pela arte. Juntamos ilustração e animação e tudo isso pode ser acessado na revista”, explicou Caliman.

Empolgação

Empolgadas com a atividade extracurricular, acenando bandeirinhas e acompanhando as brincadeiras do personagem Curitibinha, as crianças aguardavam com expectativa a encenação da história que aprenderam em sala de aula.

Depois, acompanharam atentas as cenas e os personagens com o figurino de época e vibraram com a entrada do soldado Elder Aurélio Purkitte, caracterizado como D. Pedro I, montado em um cavalo.

“Sabia que a princesa tem o mesmo nome da minha avó?”, comentou Poliana Pereira da Silva, de 10 anos, da Escola Municipal Lapa.

Letícia Ferreira de Souza ficou surpresa com o final da peça. “A gente não sabia que ia aparecer um cavalo. Foi muito legal”, afirmou, dizendo também que gostou de aprender história por meio do teatro. “É muito mais explicativo”, atestou a amiga Maria Luiza Barbosa, da mesma turma.

A professora da rede municipal Ana Paulo Garcias observou que atividades como essa contribuem para estimular o aprendizado. “O teatro e as atividades lúdicas ajudam muito, o assunto se torna mais atrativo para as crianças”, disse.

Presenças

Acompanharam o evento o vice-prefeito Eduardo Pimentel, a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e o administrador regional do Boqueirão, Ricardo Dias.

Próximas apresentações do Auto da Independência:

Dia 1º/9
Às 15h30 – Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)

Dia 2/9
Às 10h30 – Rua da Cidadania da Fazendinha/Portão (R. Carlos Klemtz, s/nº – Fazendinha)
Às 15h30 – Rua da Cidadania de Santa Felicidade (R. Santa Bertilla Boscardin, 213 – Santa Felicidade)

Dia 3/9
Às 16h – Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – CIC)

Dia 4/9
Às 12h – Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)

Dia 5/9
Às 11h – Parque dos Tropeiros – (R. Maria Lúcia Locher de Athayde – CIC)
Às 15h – Rua da Cidadania do Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150 – Cajuru)

Dia 6/9
Às 15h – Rua da Cidadania do Bairro Novo (R. Tijucas do Sul, 1.700 – Sítio Cercado)

Dia 11/9
Às 12h – Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)