Grande Curitiba

Em parceria com Ecocidadão, ICI vai receber lixo eletrônico

2 de setembro de 2022 às 15:25
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A partir desta sexta-feira (2/9), o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), no Cabral, passa a ser um ponto de recolhimento de lixo eletrônico na cidade. A ação é fruto de uma parceria formalizada nesta manhã com a associação Associar, do Ecocidadão, programa da Prefeitura de Curitiba.

Todas as primeiras sextas-feiras do mês, às 17h, o caminhão da associação estará no estacionamento do Instituto com o objetivo de coletar o resíduo gerado no local, que é de cerca de 500 quilogramas por mês, e do que for levado pelos colaboradores.

Inicialmente, a ação foi estendida aos servidores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e moradores da primeira quadra da Rua São Pedro, onde fica o ICI.

Para o diretor-presidente do ICI, Alexandre Amorim, trata-se de um grande passo do Instituto na questão da sustentabilidade e do compromisso com a sociedade. “Cuidamos dos equipamentos de hardware quando eles estão em uso pelo município, não podemos deixar de dar a destinação correta a estes materiais e fortalecer, com a parceria, a cadeia produtiva da reciclagem e a organização que faz esse trabalho tão relevante”, afirma.

Responsabilidade social

A iniciativa é da área de Responsabilidade Social e ESG (sigla em inglês que significa Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa) do ICI, de acordo com a responsável, Alexsandra Vogado. Segundo ela, o material gerado no local já era coletado por uma empresa parceira, mas havia a necessidade de entender e se responsabilizar por todas as etapas do processo.

“Fomos apresentados ao funcionamento do Ecocidadão e percebemos que seria uma parceria perfeita, com a destinação correta e a geração de renda para as famílias que dependem da reciclagem”, explica Alexsandra.

De acordo com a presidente da Associar, Marta de Queiroz, o barracão da associação, que fica no Parolin, abriga cerca de 19 famílias e provê o sustento de cerca de 100 pessoas. “Toda a renda dos nossos trabalhadores vem do material que recebemos para separação e venda, por isso parcerias como esta são tão importantes”, comenta.

Todo mundo pode aderir

O programa Ecocidadão da Prefeitura de Curitiba tem, hoje, 40 associações contratadas para fazer o recebimento, separação e venda de materiais recicláveis. O trabalho envolve cerca de 700 pessoas, em diversas regionais da cidade. Além do produto da coleta seletiva (Lixo Que Não É Lixo), empresas e condomínios podem estabelecer parcerias e entregar este tipo de resíduo.

Interessados, podem procurar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, conta a gerente de Educação Ambiental, Leila Maria Zem. “Além da ponte entre os interessados e a associação, a equipe promove o trabalho de sensibilização ambiental, falando sobre os tipos de materiais e a importância de reduzir o uso dos aterros sanitários”, conta.

Os contatos podem ser feitos pelo telefone 3350-9212 ou e-mail [email protected] A lista e endereços das associações pode ser conferida também no site da Prefeitura.

Presenças

Participaram da assinatura do termo de cooperação, ainda, o diretor Jurídico e Compliance do ICI, Alexandre Scolari; o diretor Administrativo e Financeiro, Marcelo José de Araújo Prado; e a advogada e Encarregada de Dados (DPO) no Instituto, Caroline Chandoha. Além da equipe da gerência de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e da Associar.