Grande Curitiba

Prefeito recebe o sheik Vahid Khodabakhshi, líder religioso islâmico na cidade

5 de setembro de 2022 às 15:52
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel receberam nesta segunda-feira (5/9), no Palácio Solar 29 de Março, o sheik iraniano Vahid Khodabakhshi, líder espiritual islâmico de Curitiba, e o cônsul honorário do Líbano e presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná, Nizar Hussein Hachem.

Acompanhados do assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, Greca e Pimentel foram presenteados com tapetes iranianos personalizados.

“O sheik nos presenteou com esses lindos tapetes impressos em seda com os nossos retratos, arte milenar do povo iraniano, um presente original, peculiar e muito apreciado. Iremos conservá-los em nossas casas, como lembrança de uma amizade feita dos dois lados do mundo”, agradeceu Greca.

Os tapetes foram produzidos pelo merchand Hemidreza Norouzinejad, que também participou da reunião. O sheik Vahid Khodabakhshi contou que está voltando ao Irã nos próximos dias para uma temporada de seis meses e que antes de viajar veio agradecer o apoio da Prefeitura ao povo islâmico.

“Fui sempre muito bem recebido, desde 2019, quando cheguei a Curitiba, eu me sinto acolhido e vim agradecer por tudo”, ressaltou o Sheik.

Comunidade muçulmana

Atualmente vivem em Curitiba cerca de 2 mil muçulmanos, entre imigrantes, descendentes e brasileiros convertidos. A maior parte dos árabes muçulmanos que vive na cidade é de origem libanesa, seguida de palestinos e sírios.

A mesquita

Templo religioso da comunidade muçulmana de Curitiba, a mesquita da Rua Kellers, no centro histórico, foi inaugurada em 1972. Seu estilo arquitetônico islâmico possui uma cúpula central ladeada por duas torres denominadas “minaretes” (do árabe “manar”, ou “torre”).

Sua construção foi orientada em direção à cidade sagrada de Meca, conforme determinam as prescrições religiosas. O interior é forrado com legítimos tapetes persas e decorado com mosaicos islâmicos feitos a mão.

O projeto da mesquita foi idealizado por Kamal David Curi, um cristão de origem árabe, e a sua construção levou cerca de dois anos.