Bicentenário da Independência leva curitibano à Cândido de Abreu
COM ASSESSORIAS – A Avenida Cândido de Abreu, em Curitiba, foi ocupada, desde o início da manhã desta quarta-feira (7/9), por cidadãos curitibanos que prestigiaram o primeiro desfile de Sete de Setembro depois da pandemia pelo novo coronavírus. A retomada do desfile na principal avenida do Centro Cívico acontece no ano em que o Brasil celebra 200 anos da sua independência.
O prefeito Rafael Greca acompanhou parte do desfile que teve a presença de cerca de 120 crianças e adolescentes que estudam em escolas municipais de Curitiba e integram as fanfarras. Ele aplaudiu entusiasmado e incentivou a participação dos curitibinhas, como costuma chamar os estudantes de Curitiba.
Enzo Vieira de Carvalho, de 13 anos, foi um deles. O aluno do 9º ano da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, localizada no Cajuru, participou pela primeira vez do desfile e levou a bandeira do Brasil.
“Foi muito emocionante estar lá na frente abrindo o desfile das escolas. Além disso, o desfile veio depois de dois anos de pandemia. O patriotismo é importante para homenagear o Brasil”, disse o jovem, que foi um dos 30 estudantes que integram a Guarda Municipal Mirim da escola, atividade da qual Enzo participa desde o 4º ano.
O grupo foi conduzido pela diretora Rosicler de Araújo e pelo guarda municipal Marcio Antunes.
Também participaram do desfile estudantes das escolas municipais CEI Professor José Cavallin e Rio Negro, do Sítio Cercado e Prefeito Omar Sabbag, do Cajuru. As crianças da Escola José Cavallin levaram para o desfile o tema Gratidão pela Vida. Escolas estaduais também fizeram parte do desfile.
Por causa da celebração, diversas ruas da região foram bloqueadas.
Presenças
O prefeito estava acompanhado do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, da secretária da Educação, Maria Silvia Bacila, do secretário da Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, do superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior, e do assessor de articulação Política, Lucas Navarro de Souza.
Realizado pelo Exército Brasileiro e pelo Governo do Paraná, o desfile teve a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, e do vice-governador, Darci Piana, além do secretário de Segurança, Wagner Mesquita de Oliveira, do comandante-geral da Polícia Militar, Hudson Leôncio Teixeira, do comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Fábio Benvenutti Castro, do comandante da 5ª Região Militar, General de Brigada André Luiz Ísola, e do comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, General de Brigada Ricardo Santos Taranto, responsável pela organização do desfile, além de deputados estaduais.