Grande Curitiba

Comissão de Constituição e Justiça avalia divulgar multas aplicadas por radares em Curitiba

Prefeitura deveria indicar quantidade, valores, horário e endereço das multas, radar por radar
13 de setembro de 2022 às 08:21
(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisa, em reunião nesta terça-feira (13), a partir das 14h, projeto de lei que pretende obrigar o Executivo a divulgar o quanto multou cada radar de trânsito da cidade. A iniciativa (005.00111.2022) determina a discriminação da quantidade de multas, dos valores, do horário e do endereço das multas, especificadas “radar por radar”. Conforme o texto, ficaria a Prefeitura obrigada a detalhar a aplicação dos recursos arrecadados através do seu Portal da Transparência, na internet.

Direitos Humanos

Também nesta terça-feira, às 8h, a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública se reúne remotamente para discutir três projetos de lei. Entre eles está a proposição que prevê a possibilidade de idosos e/ou pessoas com necessidades especiais de realizarem a coleta de materiais para exames de saúde em suas casas (005.00313.2021).

De acordo com o texto, o Município deveria disponibilizar o atendimento em domicílio ou na unidade de saúde mais próxima. Teriam direito ao benefício pessoas com mais de 65 anos ou com necessidades especiais, como deficiência física, sensorial ou mental – comprovadas por meio de atestado médico -, e que possuam dificuldade de locomoção.

Economia

Já na quarta-feira (14), a partir das 14h, a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização se encontra presencialmente, no Palácio Rio Branco, para deliberar sobre sete projetos de lei. Nesta lista, está a proposição que torna obrigatória a identificação das fiações visíveis em postes da capital pelas empresas responsáveis pela instalação. A ideia é facilitar o contato com a concessionária em questão quando houver necessidade de reparos e manutenção de cabeamentos caídos sobre vias públicas da cidade (005.00096.2022).

As pautas, assim como detalhes dos projetos, pareceres e tramitação das propostas discutidas pelos vereadores podem ser conferidos no Sistema de Proposições Legislativas (SPL). As reuniões também são transmitidas ao vivo e ficam disponíveis no YouTube da CMC.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba