“Caminhão de livros” estaciona em escola municipal da Barreirinha
COM ASSESSORIAS – A estudante Maria Eduarda dos Santos Nascimento, do 5º ano da Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna, na Barrerinha, foi uma das participantes das atividades do projeto de incentivo à leitura Book Truck, Cultura para Todo Lado. A visita à unidade – uma das 16 que receberão o furgão abarrotado de livros até o início de outubro – aconteceu na manhã desta quarta-feira (14/9).
“Eu estava muito animada e esperando por isso, que é muito legal e divertido. Eu amo ler”, disse a menina, que procura livros sobre mitologia, mas não dispensa os gibis da Turma da Mônica. Além dos livros, que empresta da biblioteca da escola e também compra, Maria Eduarda escreve textos de humor.
“É bom saber que temos entre nós uma escritora”, disse a bibliotecária do projeto, Catia Lindemann, que divide a mediação de leitura com os personagens Bookinho, interpretado por Jonatan Ortiz Borges, e o Jumento Joca, por Sérgio André Silva.
Ação complementar
O início das atividades na escola – que tem 1.023 estudantes e é a segunda a receber o projeto – foi acompanhado pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. Formada por 185 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, a rede de educação de Curitiba é servida por 195 bibliotecas, que dão suporte às atividades escolares de incentivo à leitura e formação de leitores.
São 150 bibliotecas escolares, 32 Faróis do Saber anexos a escolas, nove Faróis do Saber em praças e três bibliotecas temáticas, além de uma unidade especializada em Educação. Todas essas unidades somam cerca de 1 milhão de livros à disposição de crianças e adolescentes, além das equipes escolares.
O furgão do Book Truck – expressão inglesa que significa caminhão de livros – é o carro-chefe do projeto de biblioteca móvel selecionado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) para incentivar a formação de leitores e que está percorrendo quatro capitais.
O veículo estacionará em 16 unidades da rede municipal de ensino, pertencentes aos dez núcleos regionais da Secretaria Municipal da Educação. Coube à Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Lamas Pegoraro, na Regional Cajuru, abrir a programação na terça-feira (13/9).
Programação
Até 7 de outubro, os 7.328 escolares das unidades visitadas participarão de 64 atividades de leitura mediada, com meia hora de duração cada uma, e poderão visitar o acervo da biblioteca móvel. São cerca de mil títulos. Já as escolas receberão kits com dez títulos de livros de autores nacionais e estrangeiros para ampliar o acervo de suas bibliotecas.
Curitiba é uma das quatro capitais no roteiro do furgão do projeto, que está em sua segunda edição. O furgão saiu de Porto Alegre, a capital gaúcha, e já esteve no Rio de Janeiro e em São Paulo. O veículo segue para São Paulo e Rio de Janeiro.
Também estão no trajeto do furgão as seguintes escolas municipais:
15/09 – Santa Felicidade: EM Sonia Maria Coimbra Kenski
16/09 – Matriz: EM Noely Simone de Avila
19/09 – Bairro Novo: EM Rio Negro
20/09 – Portão: EM de Educação Especial Ali Bark
21/09 – Pinheirinho: EM Arapongas
22/09 – Pinheirinho: EM Elevir Dionísio
27/09 – Bairro Novo: EM Colombo
28/09 – Bairro Novo: EM Dona Lulu
29/09 – CIC: EM Maria do Carmo Martins
30/09 – CIC: EM Poeta João Cabral de Melo Neto
04/10 – Tatuquara: EM Professora Erica Plewka Mlynarczyk
05/10 – Tatuquara: EM João Amazonas
06/10 – Tatuquara: EM CEI Professor Antonio Pietruza
07/10 – Boqueirão: EM Maestro Bento Mossurunga