Setembro Amarelo discute o impacto da pandemia na saúde mental
COM ASSESSORIAS – O Departamento de Política Sobre Drogas da Prefeitura de Curitiba iniciou nesta semana um cronograma de atividades ligadas à promoção da saúde mental e à prevenção ao uso de drogas. A primeira iniciativa foi nesta quarta-feira (14/9), no auditório da Rua da Cidadania no Cajuru, com a palestra da capelã e musicoterapeuta Érika Checan sobre os impactos da pandemia na saúde mental da população e uma apresentação musical do Grupo Seresta.
Participaram cerca de 100 pessoas que atuam junto a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos nas principais políticas públicas e organizações da sociedade civil, além de lideranças comunitárias.
O secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, participou da abertura e destacou que gestos simples de empatia e cuidado com o próximo são fundamentais quando se trata de saúde mental.
“Às vezes as pessoas só precisam de cinco minutos da nossa atenção para desabafar, um simples gesto, uma escuta, pode ajudar a salvar a vida de quem necessita de cuidado”, diz o secretário.
O diretor do Departamento de Política Sobre Drogas, Thiago Ferro, explica que o trabalho está alinhado às iniciativas realizadas ao longo do mês pela Secretaria Municipal de Saúde como parte do Setembro Amarelo e demonstram a preocupação e comprometimento da gestão no cuidado com as pessoas.
“Até o fim deste mês vamos percorrer as dez regionais da cidade com eventos voltados a diversos atores sociais. A intenção é prevenir sempre e levar cuidado e atenção aos curitibanos”, explica o diretor.
Participaram também o administrador regional do Cajuru, Narciso Doro Júnior, e o superintendente executivo de Defesa Social e Trânsito, José Semmer Neto.
Programação
Nos dias 15, 26, 27 e 28 de setembro estão previstas apresentações teatrais.
No dia 21, ocorrerá uma oficina de prevenção, no dia 22, uma apresentação musical, e no dia 23 será realizada a divulgação de materiais impressos pelo ônibus do Projeto Intervidas. Por fim, o dia 27 terá uma roda de conversa e uma palestra para fechar a programação.