Parceria Instituto Cuca-Prefeitura leva futebol para meninas e meninos
COM ASSESSORIAS – O treinador do Clube Atlético Mineiro, o curitibano Cuca, é o padrinho da ação social entre o instituto que leva seu nome e a Prefeitura de Curitiba para treinar meninas e meninos de 12 a 17 anos e descobrir talentos do futebol de campo. A formalização da parceria aconteceu nesta segunda-feira (19/9), no campo do Parque Olímpico do Cajuru, na Regional Cajuru, com a presença do treinador e do prefeito Rafael Greca.
O projeto Instituto Treinador Cuca prevê a oferta inicial de 90 vagas para treinar futebol de campo no Centro de Iniciação Esportiva do Parque Olímpico. Os atletas serão distribuídos em três turmas e ganharão uniformes.
Os interessados deverão se inscrever pelo Curitiba em Movimento – o portal de esportes e atividades físicas ofertadas de graça pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). A seguir, a ação será expandida para o Centro de Esporte e Lazer (CEL) da Praça Afonso Botelho, ao lado do estádio do Clube Atlhético Paranaense.
Garimpando talentos
“Nós queremos dar a melhor formação escolar para os nossos curitibinhas e, no contraturno, a melhor formação cultural e esportiva”, disse Greca aos cerca de 120 meninos e meninas que treinam futebol nos centros da Smelj espalhados pela cidade. Os jovens atletas compareceram ao ato para dar início à parceria e conhecer o treinador, que bateu bola com eles e orientou práticas.
Cuca disse aos jovens que os deixará sob os cuidados de sua equipe de treinadores enquanto estiver em Minas Gerais, mas se comprometeu a participar dos treinos quando vier a Curitiba.
“É dormir cedo pra acordar cedo e ter muita disposição pra dedicar ao futebol. Acho que a gente vai se divertir bastante”, disse o treinador Cuca, que é de Santa Felicidade.
Reações
Apaixonada pelo futebol desde os 7 anos, Rafaelly Amadeu Monteiro quer se profissionalizar no campo e diz que rende melhor como pivô. Satisfeita com a possibilidade de se aprimorar, ela também gostou de conhecer o treinador. “Nunca tinha visto o Cuca pessoalmente”, disse a atleta, que está com 12 anos e treina no Centro de Esportes e Juventude (Cejuv) do Alto Boqueirão.
Para Wagner Daniel da Silva dos Santos, que treina na Vila Icaraí, no Uberaba, a possibilidade de crescer com o projeto “está sendo uma felicidade porque eu quero ser um profissional do futebol.” Com 14 anos, Wagner também pensa em fazer faculdade de Educação Física.
Bike
Na visita ao Parque Olímpico para lançar a parceria com o Instituto Cuca, o prefeito Rafael Greca também conheceu atletas de outra modalidade. Foram os integrantes do grupo BMX Club Curitiba, que reúne crianças e adultos. Todos treinam na pista de BMX do local
Acompanhada pelos pais, Mayling Neves da Silva e Jackson Manoel Ferreira, a pequena Anne Neves Ferreira aproveitou para mostrar ao prefeito uma caixa com as medalhas conquistadas pelo grupo.
O BMX Club Curitiba – que estará na Virada Esportiva 2022, no próximo fim de semana, na pista de BMX do Parque Olímpico – também estava representado na ocasião pelo ciclista Leandro Vítor Ferreira e sua mãe, Josiane Rosa da Silva.
Participaram do lançamento da parceria o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Júnior; a presidente do Instituto Cuca, Rejane Stival; vereadores; o assessor de Articulação Política do Gabinete do Prefeito, Lucas Navarro; e o administrador regional do Cajuru, Narciso Doro Júnior.