Grande Curitiba

Conheça os homenageados com a medalha da Ordem da Luz dos Pinhais

22 de setembro de 2022 às 08:33
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca entregou nesta quarta-feira (21/9) a medalha da Ordem da Luz do Pinhais para os seguintes homenageados (em ordem alfabética):

1) Alexandre Jarschel de Oliveira – Secretário Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação

Alexandre Jarschel de Oliveira nasceu em 1986 em Curitiba.

Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), é mestre em Governança e Sustentabilidade pelo Instituto Superior de Administração e Economia (Isae/FGV). Em 2017, fez extensão universitária em Planificación Participativa – Mecanismos de Implementación de Los ODS – Comision Economica para America Latina y el Caribe, Cepal, Chile.

Atuou nas áreas de direito penal, administrativo e tributário de empresas nacionais e internacionais, como o HSBC Bank Brasil S.A e a Vivo S.A., e foi consultor do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais Ltda (Cescage).

Foi presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), autarquia da Prefeitura de Curitiba, de 2017 a 2019, quando assumiu a Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).

É presidente do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração de Capitais (Fonac), em sua segunda gestão.

2) Cida Borghetti – Ex-governadora do Paraná

Ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, 57 anos, é formada em Administração Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Tem especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trilhou uma carreira pública no Paraná, tendo sido deputada estadual, deputada federal, vice-governadora e governadora do Estado. É uma das principais referências nacionais no tema Primeira Infância, período que vai do nascimento aos 6 anos de idade. Cursou o programa de liderança executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância na Universidade de Harvard.

É reconhecida nacionalmente pelo trabalho em favor das mulheres, crianças e adolescentes, saúde preventiva, combate e tratamento do câncer de mama e o cuidado especial com as pessoas. Hoje, exerce o cargo de embaixadora mundial da Organização Mundial da Família, trabalho no qual tem usado sua experiência na primeira infância para conhecer novos projetos internacionais e, no futuro, aplicá-los no Brasil.

Cida Borghetti é ainda empresária, foi a primeira mulher eleita presidente da Associação Giuseppe Garibaldi e, em 2021, foi nomeada conselheira administrativa da Itaipu.

3) Dom José Antonio Peruzzo – Arcebispo de Curitiba

Dom José Antonio Peruzzo, 62 anos, atual arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, é mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico e doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, ambas em Roma (Itália). Atua como bispo referencial da Catequese na Regional Sul 2 do Paraná. Dentro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é presidente da Comissão Episcopal da Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, além de ser referência na atuação da Pastoral da Pessoa Idosa.

Hoje, também atua como presidente da Cáritas Curitiba, instituição de propósito social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário de pessoas em vulnerabilidade social. O cargo permite que realize ações em defesa da vida e na participação da construção de uma sociedade justa, igualitária e plural. A Cáritas Curitiba está, no momento, direcionada ao atendimento a migrantes e refugiados, a partir de infraestruturas como a casa de passagem localizada no bairro Capão da Imbuia.

4) Geci Labres de Souza Junior – Superintendente do Complexo Hospitalar do Trabalhador

Diretor-geral do Hospital do Trabalhador, desde janeiro de 2003, Geci Labres de Souza Junior teve papel fundamental na formação do atual Complexo Hospitalar do Trabalhador, em 2019, quando houve a expansão do modelo de funcionamento da instituição para outras cinco unidades: Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábiopalatal, Hospital de Reabilitação, Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica Oswaldo Cruz, Hospital Regional da Lapa São Sebastião e Centro Regional de Atendimento Integrado ao Deficiente.

Desde então, Souza Junior atua como superintendente de todo o Complexo Hospitalar. Teve papel de destaque na gestão das instituições durante os períodos mais críticos da pandemia da covid-19, em momentos de grande pressão no sistema de saúde e ocupação máxima de leitos hospitalares.

Souza Junior é graduado em Medicina (1982/1989) e pós-graduado em Ginecologia e Obstetrícia (1989/1991) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É especialista, ainda, em Gestão da Clínica, Administração Hospitalar, Gestão Hospitalar do SUS e Gestão de Emergência do SUS. Tem aperfeiçoamento em Administração Hospitalar e curso de Instrutor de Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia, pela American Academy of Family Physicians.

Médico servidor público desde 1994, atuou ainda como coordenador do Serviço de Obstetrícia do Hospital do Trabalhador, entre 1998 e 2003, antes de assumir a direção da instituição. Natural de Curitiba, tem 58 anos de idade.

5) Haroldo Jacobovicz – Empresário

Haroldo Jacobovicz nasceu em 1961 em Curitiba, onde se formou Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná, em 1983. Um ano antes de sair da universidade criou sua primeira empresa, a Microsystem, voltada à informatização do comércio varejista.

No início da década de 1990 foi precursor no desenvolvimento de soluções para a modernização de órgãos públicos, construindo alicerces fundamentais para que a capital paranaense, anos depois, ganhasse destaque entre as comunidades mais inteligentes e conectadas do mundo. Por meio do Grupo e-Governe fornece serviços de softwares de gestão tributária, financeira, administrativa, saúde e educação para prefeituras de diversas regiões do país.

Sua trajetória também inclui atuação nos setores de geração de energia, telecomunicações, tecnologia e mais recentemente virtualização de computadores.

Fundou no fim de 2021 a Arlequim Technologies, startup que propõe uma nova forma de usufruir da tecnologia, ao atribuir alto desempenho a computadores antes limitados ou obsoletos. Filantropo, apoia ações sociais voltadas à saúde, educação, cultura e causa animal em Curitiba e região por meio do Instituto Haroldo Jacobovicz, que também é parceiro do programa Mesa Solidária da Prefeitura de Curitiba.

6) João Casillo – Advogado

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 1968, João Casillo, 78 anos, obteve o título de mestre e doutor em Direito em 1979 e 1984, respectivamente, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

Fez inúmeros cursos no exterior, foi professor da Faculdade de Direito de Curitiba, bem como das universidades Católica e Federal do Paraná, esta última nos cursos de bacharelado, mestrado e doutorado.

Casillo é autor dos livros “Erro como Vício da Vontade”, “Dano à Pessoa e sua Indenização”, “O Direito e a Arte – Uma Coletânea” e “O Direito e a Filatelia – A Arte dos Selos”.

Com ampla experiência no atendimento de empresas estrangeiras, Casillo atua ativamente nas relações internacionais e exerce atualmente as funções de cônsul honorário da Bélgica na capital paranaense. Como advogado, atua na área de Direito Empresarial há mais de 50 anos.

Sensível às causas sociais, o advogado é parceiro da Prefeitura de Curitiba no Mesa Solidária, programa que tem uma das unidades situada sob o Viaduto do Capanema, junto da Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo. O nome é uma homenagem à advogada, filha de João Casillo, que morreu no início deste ano.

7) José Clementino de Sousa Filho – Fundador da Tequaly

A fala suave e o olhar atento do empresário José Clementino de Sousa Filho contam pouco sobre o gigantismo de sua atuação na presidência da Tequaly, empresa especializada em soluções completas para o segmento industrial. Criada por Clementino Filho há 27 anos, a Tequaly tem 1.500 funcionários e ocupa hoje a mesma área de 100 mil m2 onde seu fundador trabalhou como operário no chão da fábrica, antes de abrir seu negócio próprio.

Clementino Filho nasceu em 1955, no interior de São Paulo. Aos 18 anos, recém-alfabetizado, chegou na capital paulista para trabalhar e se formar como técnico em mecânica, o início de sua carreira na metalurgia. Foi em Curitiba, durante seus anos de dedicação como funcionário do setor, que consolidou sua essência empreendedora, fundando a Tequaly, em 1996.

A companhia, que iniciou como empresa de inspeção, foi agregando novos escopos, como a fabricação, montagem e manutenção de equipamentos industriais, à medida em que seu fundador identificava novas oportunidades. Desde 2017, especializou-se no atendimento de processos industriais de ponta a ponta, em todos os segmentos de mercado.

O ano de 2022 marca um novo posicionamento da marca, que atua em 17 estados brasileiros e mais dois países da América Latina, além de parcerias estratégicas na Ásia e na América do Norte.

8) Julia Soares – Atleta da ginástica artística

A ginasta Julia Soares, de 17 anos, entrou para a história do esporte mundial. A jovem realizou o sonho de muitos atletas mundo afora ao homologar um elemento (movimento) com seu nome no código da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Julia criou o “Soares”, uma nova entrada na trave.

No Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística deste ano, no Rio de Janeiro, a garota brilhou na Seleção Brasileira de Ginástica, que levou a medalha de ouro, e foi terceiro lugar na Trave individual.

Em Baku, no Azerbaijão, este ano, conquistou a medalha de ouro no Solo da Copa do Mundo de Ginástica Artística.

Agora, Julia treina para subir ao pódio dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

9) Luiz Dâmaso Gusi – Secretário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Luiz Gusi, 61 anos, é engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com pós-graduação em Administração do Agronegócio e MBA Executivo em Gestão Estratégica de Vendas. É servidor de carreira do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) do Paraná e atualmente responde pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) de Curitiba.

Gusi foi diretor-presidente da Ceasa Paraná, vice-presidente da Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento (Abracen), diretor de Abastecimento da Prefeitura Municipal de Curitiba, diretor de Agricultura da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento do Paraná e coordenador estadual do Programa Fábrica do Agricultor e da Feira Sabores do Paraná.

Iniciativas e programas de segurança alimentar de Curitiba, como Mesa Solidária, Armazéns da Família, Sacolões da Família, Fazenda Urbana e hortas urbanas, são vinculados à secretaria comandada por Gusi.

10) Luiz Geraldo Mazza – Jornalista

Luiz Geraldo Mazza nasceu em Paranaguá, em 10 de fevereiro de 1931, e se mudou com a família para Curitiba aos 9 anos. Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi no Jornalismo que desenvolveu uma bem-sucedida e reconhecida carreira, tornando-se referência do jornalismo paranaense, onde atua há 72 anos.

Mazza trabalhou em todas as mídias, somando 29 veículos de imprensa entre jornal (nos históricos Diário do Paraná, Última Hora e Gazeta do Povo), rádio, televisão e revista.

Atualmente, tem uma coluna no Jornal Folha de Londrina, onde escreve há mais de 40 anos, e realiza comentários diários na Rádio CBN sobre o cotidiano da política e da economia paranaense e brasileira. Ele também faz parte da Academia Paranaense de Letras, onde ocupa a cadeira número 20 desde 1998.

11) Marco Krieger – Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz

Marco Aurelio Krieger, 58 anos, nasceu em Honolulu, no Havaí (EUA). É naturalizado brasileiro e cresceu em Curitiba.

Formou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1987. Concluiu o mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1989 e o doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) na mesma instituição em 1997.

É vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição vinculada ao Ministério da Saúde. Anteriormente, foi diretor-adjunto de Desenvolvimento Tecnológico, Prototipagem e Produção do Instituto Carlos Chagas (ICC), da Fiocruz, entre 2009 e 2017, além de coordenador técnico da unidade de produção da Fiocruz para Diagnóstico de Ácido Nucleico.

Tem experiência na área de genética, com ênfase em Parasitologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Trypanosoma cruzi, expressão gênica, genômica funcional, diferenciação celular e uso de técnicas de Biologia Molecular para o desenvolvimento de testes diagnósticos. É autor de várias publicações, incluindo seis patentes.

12) Maria Alice Erthal – Presidente da Fundação de Ação Social (FAS)

Maria Alice Erthal nasceu em Florianópolis (SC), em 15 de dezembro de 1946, e mudou-se com a família para Curitiba antes mesmo de completar 1 ano de idade.

Desde cedo, aprendeu com os pais valores como a fraternidade, solidariedade e o amor ao próximo. A mãe, com frequência, envolvia-se na promoção de ações de cunho social, o que influenciou fortemente a escolha de sua profissão.

Maria Alice cursou Serviço Social na Faculdade Espírita do Paraná e foi estagiária do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), parceiro da Prefeitura de Curitiba na oferta de cursos gratuitos de desenvolvimento profissional e na formação de aprendizes.

Iniciou sua vida profissional na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, atuando em diversos cargos, até sua aposentadoria, que não foi impedimento para continuar prestando valiosos serviços a Curitiba.

A convite do prefeito Rafael Greca, assumiu a Diretoria de Atenção às Pessoas em Situação de Rua em 2017 e recentemente foi empossada presidente da Fundação de Ação Social (FAS).

13) Maria Ângela Tassi – Artista plástica

Maria Ângela Tassi, 79 anos, é uma artista plástica autodidata natural de Curitiba. Durante 25 anos, também foi professora do magistrado no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, conhecido como Colégio Cajuru.

Em sua carreira como artista plástica, profissão que exerceu paralelamente a outros projetos, participou de mais de 45 exposições individuais e coletivas no Paraná e em Santa Catarina, além de Portugal e Itália. Suas obras estão em acervo na Câmara Municipal de Guimarães, em Portugal, na Pinacoteca do Clube Curitibano e em coleções particulares no Japão, na Eslováquia, em Moçambique, na Espanha e na Inglaterra.

Maria Ângela se tornou referência nas artes plásticas com a criação do Movimento Paranaense da Arte e Cultura (Mopac), em 2007. Na literatura da área, também participou de produções editoriais da galeria Solar do Rosário, em Curitiba. Em 2018, num compilado de dedicatórias à cidade, o Cartas à Curitiba 2 da jornalista Iza Zilli, publicou sua declaração: “Amo você, minha querida Curitiba!”. Sua cidade natal está sempre presente em sua arte — hoje, Maria Ângela Tassi é um dos nomes que representa a capital paranaense e uma das artistas que traduz Curitiba em peças originais, vendidas pelas lojas #CuritibaSuaLinda.

14) Pastor Marciano Batista Ortencio – Presidente do Núcleo de Pastores de Curitiba

Marciano Batista Ortencio, 44 anos, iniciou seu ministério pastoral em 2008 junto ao pastor Luciano Subirá na Alcance Curitiba. Atualmente, sua administração e pastoreio da igreja são reconhecidos através da excelência e do crescimento das 20 unidades da Comunidade Alcance no Brasil e no exterior.

Como grande incentivador de ações relevantes para a sociedade, idealizou vários projetos sociais, destacando-se a ação Cartas Vivas realizada junto aos hospitais do Trabalhador, do Rocio e do Idoso, alcançando cerca de 6 mil profissionais da saúde e fortalecendo pacientes internados durante a pandemia da covid-19.

Por meio de parcerias com a Prefeitura de Curitiba e o Hemobanco, colaborou cedendo a estrutura da Alcance Curitiba para campanhas de vacinação e doação de sangue. Além de reuniões para grandes públicos promovidas pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar. Durante a pandemia, atuou com o Governo do Estado na distribuição do cartão Comida Boa, beneficiando centenas de paranaenses. Também através da Alcance Social, tem impulsionado a arrecadação e doação de cestas básicas e kits de higiene, tendo uma média de distribuição de seis toneladas de alimentos por mês para famílias necessitadas.

Desde 2019, preside o Núcleo de Pastores da cidade com associados que abrangem mais de 200 diferentes igrejas evangélicas. Contribui de forma significativa na construção de relacionamentos mais sólidos entre as lideranças religiosas e no fornecimento de ferramentas de crescimento e capacitação pessoal e ministerial, ampliando assim a importância da Igreja na sociedade.

15) Paulo Cruz Pimentel – Empresário e ex-governador do Paraná 

Paulo Cruz Pimentel nasceu em Avaré (SP) em 1928. Formou-se em 1953 pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e veio para o Paraná em 1955, radicando-se em Porecatu.

Com a eleição de Ney Braga ao Governo do Estado, em cuja campanha se integrara, foi convocado a assumir a Secretaria de Estado da Agricultura. Graças à liderança que alcançou, seu nome foi lançado candidato a governador pelo pequeno Partido Trabalhista Nacional, nas eleições de outubro de 1965. Pimentel tomou posse em 31 de janeiro de 1966.

Na sua gestão, entre outras ações, inaugurou as usinas Capivari-Cachoeira, Júlio Mesquita e Salto Grande do Iguaçu; transformou a Companhia de Desenvolvimento do Paraná (Codapar) em Banco de Desenvolvimento (Badep) e ampliou a rede do Banestado, com a compra de várias instituições financeiras; deu especial atenção à área de saúde pública, mediante vacinação em massa contra a poliomielite, tétano, difteria e outras doenças; reaparelhou os órgãos da Segurança Pública; e concluiu a Rodovia do Xisto, inaugurada em 1968.

Depois da passagem pelo governo, elegeu-se deputado federal, tendo participado dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, de 1987. É também empresário na área de comunicações.

16) Pedro Ribeiro Barbosa – Diretor-presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP)

Pedro Ribeiro Barbosa, 67 anos, é carioca. Formou-se em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1979. Mestre em Administração e doutor em Saúde Pública, foi vice-diretor de Desenvolvimento Institucional e Gestão da ENSP/Fiocruz, diretor Executivo da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz e especialista conselheiro da iniciativa Todos pela Saúde no Enfrentamento da Pandemia Covid-19/Itaú-Unibanco.

Em 2017, assumiu como diretor-presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). Atualmente, também é conselheiro do Instituto Todos pela Saúde/ITpS e vice-presidente conselheiro da 4LifeLab/Portugal.

À frente do IBMP, esteve envolvido em muitas frentes no combate à covid-19, como a produção de 35 milhões de testes rápidos e o processamento de mais de 3,5 milhões e meio de amostras de testes moleculares.

Barbosa é um dos articuladores para implantação de uma unidade de biotecnologia do IBMP na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), tornando Curitiba um polo de inovação no setor, em uma estrutura inédita no país.

17) Ricardo Almeida Ribeiro da Silva – Procurador

Ricardo Almeida Ribeiro da Silva é carioca e atualmente é procurador da cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Como um dos diretores da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF), contribui para o incentivo à pesquisa, à produção científica e ao estudo do Direito Tributário. Também é assessor jurídico da Associação Brasileira das Secretarias das Finanças das Capitais (Abrasf), onde é responsável por analisar e emitir parecer das matérias de interesse da entidade e dos secretários de Finanças/Fazenda em temas como tributos municipais, administração fiscal, orçamento público, contribuições tributárias.

18) Ricardo Luís Pozzi Rodrigues (Ricardinho) – Ex-jogador de futebol 

Desde muito cedo o pentacampeão Ricardinho praticou futsal na capital paranaense. É inegável que, ao longo destes anos, muitas experiências e valores determinantes em sua vida o tornaram um cidadão e atleta renomado internacionalmente.

Com 17 títulos nacionais e internacionais, atuando em 23 jogos pela Seleção Brasileira de Futebol, Ricardinho, 46 anos, se tornou referência na modalidade. Entre outros títulos, conquistou a Copa do Mundo com o Brasil em 2002 e o Mundial de Clubes em 2000 com o Corinthians.

É embaixador do Projeto Maestro da Bola, onde busca levar a experiência do desporto/paradesporto coletivo aos públicos com menos oportunidade, transformando a vida de seus beneficiados e ajudando a construir uma sociedade melhor.

19) Rodrigo José Zerbeto Assis – Engenheiro Civil e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR)

Rodrigo José Zerbeto Assis, 52 anos, é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Há 27 anos, exerce a profissão na construtora Atenas, pela qual executou diversas obras para a Prefeitura de Curitiba, como escolas, faróis do saber e centros municipais de educação infantil, além de trabalhar em conjunto ao programa Linhão do Emprego, de 1998.

O programa foi responsável pela criação de infraestruturas urbanas que incentivassem a geração de empregos e capacitação de pessoas, como barracões empresariais e Liceus do Ofício. Nas gestões mais recentes, esse trabalho continuou.

Rodrigo hoje é presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), onde já exerceu também a vice-presidência, e é responsável pela organização do Mega Feirão do Emprego da Construção, que ocorre dia 24 de setembro, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com apoio da Prefeitura, Urbs, Fundação de Ação Social (FAS), Governo do Estado e Agência do Trabalhador.

Na diretoria do Sinduscon, também exerceu os cargos de vice-presidente de Obras Públicas (gestão 2014-2016) e de Banco de Dados (gestão 2011-2013).