Grande Curitiba

Com música nas escolas, dentista ensina crianças a cuidar dos dentes

26 de setembro de 2022 às 15:42
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O cirurgião dentista Alexandre Azuma sabe bem como convencer a criançada a abrir a boca e mostrar o sorriso: com música. Com o violão e rimas criadas por ele, o profissional faz os curitibinhas cantarem e aprenderem a importância de cuidar bem dos dentes e fugir das cáries.

Azuma e a equipe de saúde bucal da Unidade de Saúde Lotiguaçu, no Uberaba, levam a música e orientação sobre dentes saudáveis às crianças em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais da região.

Nas visitas, ele anima os pequenos com ritmo acelerado da música que conta sobre a cárie: a bactéria que fica mais forte para fazer buracos nos dentes quando a criança exagera nos doces. No repertório, também tem a balada que ensina como escovar os dentes (e a língua) e o samba sobre a mastigação.

“O trabalho educativo com música faz com que a criança aprenda de um jeito lúdico o que pode fazer para manter a saúde bucal”, explica o cirurgião dentista.

Informação e cuidado

A proposta de levar informação e cuidados com os dentes das crianças em CMEIs e escolas municipais é das equipes de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A ação integra o Curitiba Viva Bem, política pública de promoção da qualidade de vida na cidade.

Além das ações educativas com as crianças, as equipes de saúde bucal realizam a escovação com aplicação de flúor (quando recomendado). “Também capacitamos as equipes da Educação para conduzir a escovação diária das crianças e para adotarem, nas escolas e nos CMEIS, cuidados que promovam a saúde dos dentes”, explica a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Viviane Gubert.

Dente novinho

Nas visitas, também é feita a avaliação da dentição curitibinhas e, em caso de necessidade de procedimentos odontológicos, as famílias são acionadas para levarem os pequenos à Unidade de Saúde para atendimento.

Foi assim com Esther Victória, 5 anos, no CMEI Ana Proveller, no Uberaba. A avaliação mostrou que a pequena tinha algumas cáries e a família atendeu ao convite.

Depois do tratamento na Unidade de Saúde, Esther exibiu aos coleguinhas o dente restaurado e contou aos dentistas que cuida dele direitinho. “Meu dentinho agora tem uma massinha, está novinho. Escovo os dentes todos os dias”, contou a menina.

A diretora do CMEI, Melissa Vital Godoy, conta que a aproximação da Educação com a Saúde é muito positiva para as famílias. “A criança é principal beneficiada em ter o CMEI e a Unidade de Saúde dialogando, seja para tirar dúvidas ou para ações como esta, que, de forma lúdica, com música, ensina os pequenos a se cuidarem”, diz.

Cinco dicas para manter os dentes das crianças saudáveis

1.Escovar os dentes todos os dias é essencial. A escovação antes de dormir é a mais importante: a noite é o período mais longo que as bactérias têm para agir caso não forem eliminadas pela escovação;

2.Importante usar o creme dental com flúor, a quantidade para crianças de até 4 anos deve ser do tamanho de um grão de arroz e de 4 a 6 anos deve ser do tamanho de uma ervilha;

3. Beliscar entre as refeições deve ser evitado, pois prejudica a ação da saliva, que precisa de tempo para neutralizar a acidez causada pelas bactérias;

4.Evitar o uso de chupetas, elas podem interferir na formação da arcada dentária, entortando os dentes;

5. Prefira sempre o aleitamento materno, a mamadeira é causa de muitas cáries nas crianças pequenas.