Grande Curitiba

Com bom desempenho, vereadores da Câmara Municipal de Curitiba comentam eleições de 2022

Candidatos da CMC comentaram as eleições e falaram da sua experiência disputando cargos para a Assembleia Legislativa do Paraná e Câmara dos Deputados.
3 de outubro de 2022 às 12:16
(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

“Quero parabenizar os vereadores que tiveram a coragem de colocar os nomes à disposição da população, em especial quem teve êxito nas urnas”, disse o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma (Pros), já na abertura da sessão desta segunda-feira. Dos 38 vereadores, 17 foram candidatos a posições na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e na Câmara dos Deputados nas eleições deste ano. Quatro foram vitoriosos nas urnas e cinco conseguiram a primeira ou segunda suplência dos seus partidos. Desde 2006, vereadores da CMC não tinham um desempenho tão bom nas eleições gerais.

Dos vereadores eleitos, apenas Denian Couto (Pode) utilizou a palavra durante a sessão. “O Paraná ontem teve um comportamento exemplar, uma eleição pacífica, dentro das regras do jogo democrático”, comemorou, agradecendo os mais de 30.075 votos, dos quais “20 mil foram conquistados em Curitiba”. Além dele, Ana Júlia Ribeiro (PT) e Flávia Francischini (União) foram eleitas para a Alep. Carol Dartora (PT) seguirá para a Câmara dos Deputados

“Será um mandato por Curitiba e para Curitiba. Terei os olhos voltados para Curitiba e para sua região metropolitana. Continuo na CMC até o último dia, temos ainda um longo trabalho até o final do ano. Meu gabinete na Assembleia Legislativa será um gabinete de todos vocês”, disse Couto em plenário. Também Herivelto Oliveira (Cidadania), Ezequias Barros (PMB) e Tico Kuzma usaram da palavra para agradecer aos eleitores que votaram neles nestas eleições.

“Quero agradecer às 15.811 pessoas que confiaram o seu voto nas minhas propostas e ideias. Infelizmente, não foi suficiente para levar nossos projetos ao Congresso Nacional. Tenho certeza que vamos continuar trabalhando e não vamos decepcioná-los. Obrigado a vocês, que assim como eu entendem que a política pode ser uma ferramenta de transformação na vida das pessoas. Temos que aglutinar cada vez mais gente nessa corrente de bem”, afirmou Tico Kuzma, que depois elogiou a vitória nas urnas de seus correligionários do Pros, Toninho Wandscheer, Alisson Wandscheer e Samuel Dantas.

Kuzma também fez um deferimento especial ao vice-prefeito Eduardo Pimentel, pela coordenação da campanha de reeleição do governador Ratinho Júnior na Grande Curitiba. O vice-presidente da CMC, Alexandre Leprevost (Solidariedade) também comentou as eleições, parabenizando os vereadores eleitos e afirmando que “o sucesso virá, pois eu acredito que ele é consequência do bom trabalho”. Ele agradeceu a quem votou em seu irmão, Ney Leprevost (União), eleito para a Alep com 76 mil votos. “Foi uma eleição difícil, curta e estranha, mas de fundamental importância após o período turbulento da pandemia”, disse Alexandre Leprevost.

Ezequias Barros foi o mais votado do PMB para a Alep, com 16.074 votos, mas como a sigla não atingiu a marca do quociente acabou sem uma cadeira na Assembleia Legislativa. “A gente sabia das dificuldades, estou ainda bastante cansado, mas vale a pena. Quero parabenizar meus colaboradores e pastores de todo o estado, igrejas que fizeram toda a diferença”, comentou o parlamentar. Ao relatar sua experiência fazendo campanha de carro pelo interior neste ano, Ezequias Barros reclamou da conservação das estradas, em especial das secundárias. “É algo que o nosso governador precisa dar uma olhada, a gente tem que ficar em cima. Você não tem ideia de onde está na pista. A gente vê muitos acidentes que poderiam ser evitados”, relatou, citando uma situação na qual um buraco em uma pista mal iluminada quase resultou no capotamento de veículo.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba