Grande Curitiba

Mesa Solidária chega a 800 mil refeições servidas gratuitamente

3 de outubro de 2022 às 15:33
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O programa Mesa Solidária da Prefeitura já garantiu 800 mil refeições gratuitas para a população em risco social desde o seu lançamento, em dezembro de 2019. A marca foi atingida no último domingo (2/10).

A iniciativa do município e de 70 entidades parceiras tem garantido uma média de mil refeições por dia e dignidade à mesa para desempregados, idosos carentes e pessoas que estão em situação de rua. No Mesa Solidária, todos podem se alimentar em lugares limpos e confortáveis.

O programa municipal é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico, com entidades parceiras (instituições religiosas, ONGs e movimentos de ajuda às pessoas em situação de rua), que adquirem, preparam e servem os alimentos.

Ajuda bem-vinda

O aposentado Juecir Rafael, 66 anos, afirma que frequenta o Mesa Solidária todos os dias e sempre foi bem atendido.

“Com o pouco que ganho não consigo comer bem sempre. Mas desde que passei a vir aqui, eu me alimento melhor, a comida é excelente”, conta Juecir. Ele frequenta o Mesa Solidária Luz dos Pinhais, atrás da Catedral, no Centro.

Para o vendedor ambulante João Matheus Prestes, 29 anos, aproveitar a oportunidade de se alimentar nos espaços do Mesa Solidária significa comer bem e economizar. “Sempre que posso eu vou. A gente se sente acolhido, nos tratam com carinho”, diz ele.

Mais dignidade

Luiz Gusi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, comemora a marca de 800 mil refeições distribuídas pelo Mesa Solidária. “São, em média, mil refeições por dia nos três espaços do programa. Com isso estamos dando mais dignidade às pessoas em situação de risco social, aos moradores de rua, com locais limpos e confortáveis e que seguem as boas práticas de segurança alimentar”, diz.

Crescimento

Com a pandemia, o Mesa Solidária foi ampliado, com novas adesões de entidades, abertura de mais pontos de atendimento e apoio de feirantes, permissionários dos Sacolões da Família e comerciantes dos Mercados Públicos da capital, que passaram a doar as chamadas “xepas” de hortaliças e frutas (alimentos sem valor comercial). Além disso, toda a produção de verduras da Fazenda Urbana da Prefeitura vai para o preparo de pratos do Mesa Solidária.

Hoje são três os espaços atendendo o Mesa Solidária: o Restaurante Popular da Praça Rui Barbosa (Centro), o Mesa Solidária Luz dos Pinhais, atrás da Catedral (Centro), e o mais recente na Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo, inaugurado em março deste ano no Viaduto do Capanema (Jardim Botânico).

O novo espaço integra o complexo alimentar sob o viaduto, na Avenida Doutor Dário Lopes dos Santos, do lado oposto ao Restaurante Popular do Capanema, e conta com cozinha completa para cursos e capacitações durante o dia, e salão de refeições com 80 lugares, área de higienização e banheiros para pessoas em situação de risco atendidas pelo programa. O complexo também recebeu o 35º Armazém da Família da cidade.