Servidores aposentados no mês de outubro iniciam nova fase de vida

COM ASSESSORIAS – A enfermeira Helena Lemos Cardozo, de 71 anos, celebrou na tarde desta quinta-feira (6/10) sua nova fase de vida. Após 30 anos de trabalho, ao lado do marido, Eliseo, com quem é casada há 47 anos, ela encerrou o ciclo como servidora da ativa.
“Estou nervosa”, desabafou emocionada ao receber do diretor da Previdência do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), Hélio José Pizzatto, o certificado de reconhecimento pela excelência do trabalho. A cerimônia foi no Salão Nobre do Palácio 29 de Março, no Centro Cívico.
“Foram muitos anos de dedicação. Valeu a pena. Eu me preparei para chegar aqui hoje. Estou pronta e saio com saúde. A Prefeitura me deu a oportunidade de fazer uma pós em acupuntura. Agora vou começar a atender em casa, quero fazer trabalho social e ajudar pacientes oncológicos”, revelou a servidora que agora se aposenta.
Depois de trabalhar em diversas unidades, desde 2013, ela estava lotada na Unidade de Saúde João Cândido, no Sítio Cercado. “Na sexta-feira passada, quando recebi a notícia, me dei conta de que estava atendendo a última gestante”, declarou.
Ao grupo de 16 aposentados presentes à cerimônia de aposentadoria de outubro, Pizzatto destacou que todos, independentemente da carreira e da secretaria onde trabalharam, contribuíram para que Curitiba, mais do que uma cidade ecológica, seja uma cidade conectada, inteligente. “Vocês fazem parte da equipe que alcançou esse resultado, que representa a soma do trabalho de todos”, resumiu.
Pizzatto destacou a importância da motivação na fase da aposentadoria, recomendou que os servidores dediquem tempo para cuidar da sua saúde e que façam exercícios físicos. “Como agora vocês terão tempo, gastem tempo cuidando de vocês”, afirmou.
Telefone, endereço e e-mail atualizados!
A gerente de relacionamento do IPMC, Daniélle Sass, esclareceu aos novos servidores aposentados como consultar o contracheque no site do IPMC, informou quais são os descontos obrigatórios e opcionais, abordou questões sobre o pagamento, como retirar o PIS e o Pasep, como solicitar o pagamento da licença-prêmio, caso o servidor não tenha fruído, e a variedade de serviços e informações disponíveis no Portal do IPMC.
Ela enfatizou a importância de os dados estarem sempre atualizados. “Se mudarem de casa, de telefone ou e-mail, avisem a gente. A prova de vida é obrigatória, vocês vão precisar comparecer para declarar que estão vivos e continuarem recebendo o benefício”, afirmou Daniélle.
Os aposentados da Prefeitura contam agora com uma unidade rápida de atendimento do IPMC, no térreo do Edifício Delta (Avenida João Gualberto, 623 – Alto da Glória). Atendimentos mais complexos precisam de agendamento. Também é possível falar com a equipe de atendimento pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3350-3660.
Os participantes da reunião também foram informados sobre as atividades promovidas pela Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba. A AAPC tem uma sede social, na Rua Nilo Peçanha, no Bom Retiro, e uma campestre, no Umbará. Os associados contribuem com 0,6% da aposentadoria, valor que vem descontado no contracheque.