Escolas especiais de Curitiba começam a receber os Faróis Móveis

COM ASSESSORIAS – As escolas especiais de Curitiba começaram a receber os Faróis Móveis, uma extensão do conceito do projeto Faróis do Saber e Inovação que trazem novas possibilidades pedagógicas.
A Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison de Andrade Vieira (Pinheirinho), que integra o grupo de escolas com aprendizagem criativa, recebeu o farolzinho nesta segunda-feira (10/10). As demais unidades da regional receberão os equipamentos nas próximas semanas.
Os Faróis Móveis são carrinhos em forma de farol com impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, microscópio, canetas de luz negra, binóculos e alfabeto imantado.
O objetivo é fomentar possibilidades para que as crianças construam conhecimento apoiados na pesquisa, inovação e criatividade, com elementos que permitam explorações, experimentações e brincadeiras, utilizando diversas ferramentas e múltiplas linguagens.
Com os novos equipamentos na unidade, os estudantes escolheram a temática Mascote Digital, a Tomazinha. Yohana de França conta que adorou a novidade. Ela estuda há três anos da Tomaz Edison e gosta muito da escola. “Adoro a profe, os amigos e adoro esportes, a corrida é o melhor”, conta Yohana.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, acompanhou a apresentação sobre a mascote da escola. “Esse processo de internalização das ações que se tornam possíveis com os Faróis Móveis é muito importante”, comentou a secretária.
“O Farol permite que vocês estudem de maneira mais animada e inovadora”, disse a diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, Gislaine Coimbra Budel.
A unidade – inaugurada em 2006 – atende estudantes com deficiência intelectual moderada associada ou não a outras deficiências, com idades entre 4 a 24 anos.
Destaque no esporte
No ano passado, a escola ganhou um campo sintético de golf-7, esporte criado em 2005 pela pedagoga paranaense Fátima Alves da Cruz e que já rendeu medalhas para a rede curitibana.
A atividade é baseada no jogo do golfe e adaptada para o perfil dos estudantes da educação especial.
Participações
Participaram o administrador da Regional Pinheirinho, Reinaldo Boaron; a diretora do Departamento de Desenvolvimento Pessoal, Estela Endlich; a responsável pelo NRE do Pinheirinho, Annemaria Kottel; a diretora Simoni dos Reis Lima e a vice Maria de Fátima Bergas, além de professores e estudantes.