Mutirão da Prefeitura remove 17,4 toneladas de lixo da Vila Leão
COM ASSESSORIAS – A Vila Leão, no bairro Novo Mundo, foi alvo de uma grande ação de educação ambiental que envolveu estudantes, comunidade e equipes da Prefeitura.
Durante quatro dias, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), servidores da Rua da Cidadania do Pinheirinho, percorreram 18 ruas da região e retiraram 17,4 toneladas de entulhos.
De acordo com a gerente de Educação Ambiental da SMMA, Leila Zen, o primeiro contato foi para conversar com os moradores.
“Os estudantes elaboraram um folder e levaram até as casas, orientando os moradores sobre a importância de separar corretamente o lixo reciclável do orgânico”, disse.
Família Folhas
A SMMA também disponibilizou material contendo informações sobre Ecopontos, coleta de lixo eletrônico, câmbio verde e sobre a Família Folhas, que voltou em março deste ano para incentivar os curitibanos a separar o lixo e respeitar o meio ambiente.
Material reciclável demora anos, décadas e até séculos para se decompor no meio ambiente.
Por isso, a importância da coleta seletiva vem sendo estimulada pelos personagens da nova Família Folhas.
Remoção de entulho
Os moradores da Vila Leão também foram avisados que se tivessem entulhos ou móveis sem uso poderiam deixar do lado de fora do portão que um caminhão passaria para recolher e dar a destinação correta.
A receptividade com a ação foi tão boa que foi necessário estender a ação por um prazo maior do que estava previsto. “Nossa intervenção estava programada para durar um dia, mas acabamos ficando quatro dias na região recolhendo tudo o que moradores disponibilizaram”, explicou Leila.
Feira ambiental
Para dar conta do trabalho, a SMMA teve que requisitar uma máquina para remover o material. Leila Zen explicou que estas ações são corriqueiras e acontecem em toda a cidade. Nesse caso específico ela destacou que o envolvimento com a comunidade escolar do Colégio Estadual João Bettega, foi muito importante. Além da participação dos alunos no trabalho de campo, também foi realizada uma feira sobre educação ambiental por iniciativa do próprio colégio.
“Estas iniciativas são muito importantes: focamos no impacto que o desrespeito ao meio ambiente tem nas mudanças climáticas e que já influenciam várias regiões, inclusive no Brasil. Por isso é tão importante pregar a mudança de atitude para que tenha realmente efeito sobre estes problemas”, avaliou Leila.
A ação aconteceu nas ruas Professor Frei Irineu Antunes, Visconde do Serro Frio, Almério Erivan Swaroski, Luciana Sammut Rosenthal, Kurt Walther Hasper, Haydée Pereira do Nascimento, João Pereira do Nascimento, Irene de Oliveira Corrêa, Celina Posselt Mansur e Oscar Schanoski Filho, além de duas travessas.