Grande Curitiba

Estudantes da rede municipal mostram soluções para problemas no Fala Curitibinha

8 de novembro de 2022 às 11:53
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Estudantes da rede municipal vão apresentar soluções para questões do dia a dia escolar durante o Seminário Fala Curitibinha/Fala Curitibano 2022, que será realizado de terça (8/11) a sexta-feira (11/11), nas dez regionais da cidade. A iniciativa vai promover momentos de participação cidadã entre as crianças na mesma linha do programa de audiências públicas da Prefeitura, o Fala Curitiba.

Os estudantes vão apresentar estratégias para enfrentamento de um problema. Por exemplo, medidas para evitar o desperdício de alimentos ou o combate ao bullying. As propostas são expostas e debatidas com gestores da Prefeitura e representantes da Secretaria Municipal da Educação e do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

O prefeito Rafael Greca destaca a importância dessa iniciativa junto às crianças.

“Os curitibinhas já começam na escola a desenvolver a cultura da participação e a consciência cidadã dentro da nossa cidade educadora”, afirma o prefeito.

Os temas foram trabalhados com turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e educação especial ao longo do ano. As turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também participam.

Este ano, os temas estão relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs): fome zero e agricultura sustentável, água potável e saneamento, paz, justiça e instituições eficazes e consumo e produção responsáveis.

Fala Curitibinha

O projeto, criado em 2019, é desenvolvido pelo Programa Linhas do Conhecimento da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com o Imap. Desde o lançamento, já contou com a participação de 66 escolas e 2.794 estudantes.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que essas ações contribuem para a ampliação da visão dos estudantes em relação aos espaços de convívio. “Isso contribui para desenvolver a autonomia e a consciência crítica de direitos e de responsabilidades”, pontua Maria Sílvia.

Linhas do Conhecimento

Desde 2017, o programa promove práticas de exploração e conhecimento da cidade por meio de aulas de campo, propostas lúdicas, projetos pedagógicos e formações de professores. As atividades envolvem espaços como museus, parques e praças, entre outros.

São mais de 194,2 mil participações de crianças e estudantes e 18,5 mil participações de docentes. Todas as 185 escolas municipais e os 230 CMEIs já foram envolvidos em algum tipo de ação do Linhas do Conhecimento.

Fala Curitiba

Também lançado em 2017, o Fala Curitiba, coordenado pelo Imap, é o programa que fomenta a participação cidadã para a composição das peças orçamentárias da Prefeitura de Curitiba.