Grande Curitiba

Câmara de Curitiba homenageia a radialista Dirce Alves

Marcos Vieira concederá o Prêmio Ecologia e Ambientalismo em solene nesta quinta-feira (17), na sede do IEP.
17 de novembro de 2022 às 11:28
(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

No pequeno expediente da sessão desta quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) entregou votos de congratulações e aplausos para a jornalista e radialista Dirce Alves. A indicação partiu de Tito Zeglin (PDT), que destacou a biografia da homenageada com o diploma (077.00431.2022).

Natural da cidade de São Paulo, Alves se mudou para Curitiba na década de 1970. Como a homenageada diz: “o nascimento é um acidente geográfico. Nascemos no local em que a mãe da gente se encontra, mas depois podemos decidir o lugar onde morar”. Ela começou a carreira de jornalista no Rio de Janeiro e, depois de se transferir para a capital paranaense, trabalhou como produtora em programas de TV, redatora e editora-chefe.

No rádio, a homenageada começou nos anos de 1980, no programa “Cidade Mulher”, da Rádio Cidade. Desde então, passou por diferentes programas e atualmente apresenta o “Bom Dia Astral”, na Rádio Cultura AM. Alves é proprietária da editora Bom Dia Astral.

“Dirce Alves atua no meio social, promovendo o combate às drogas, enfatizando a necessidade de se estudar, do valor do trabalho, da religião e da união da família”, contou o autor da homenagem. “Já há muito tempo que gostaria de prestar uma homenagem para você, Dirce. Esses votos de louvor são muito importantes, porque simbolizam o nosso reconhecimento”, completou o vereador.

O plenário também acatou, na segunda parte da ordem do dia, requerimentos de votos de congratulações. Uma dessas proposições, com o objetivo de homenagear o Grupo Estância Nativa, foi defendida pelo autor, Sidnei Toaldo (Patriota). Segundo o vereador, a homenagem vem para a celebração dos cinco anos de fundação da entidade, que oferta aulas de dança de ritmos gaúchos para a comunidade, na Igreja Santo Antônio do Orleans (077.00450.2022).

Ecologia e Ambientalismo

No rol das homenagens desta semana, o vereador Marcos Vieira (PDT) concede, nesta quinta-feira (17), às 18h45, o prêmio Ecologia e Ambientalismo ao empresário Eurico Borges dos Reis. A entrega do diploma será feita na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), no Centro, após a palestra com o tema “Construindo Natureza” (030.00012.2022).

Engenheiro formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), o homenageado é proprietário do Grupo Borges dos Reis, composto pelas empresas Portofino Engenharia e Conceito e Moradia, que aliam sustentabilidade à tecnologia. Em 2007, Reis criou a Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) Cascatinha, a primeira de Curitiba.

“Fruto da ação de Eurico que, como empresário ambientalista, desde o início percebeu que preservar o meio ambiente, além de trazer qualidade de vida, traz também benefícios econômicos e sociais. As áreas preservadas das RPPNMs em Curitiba já foram transformadas em potencial construtivo para gerar mais moradias em outros locais da cidade”, explicou Vieira.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba