Grande Curitiba

Palco de competições importantes, Curitiba busca ser a capital do esporte

17 de novembro de 2022 às 15:30
(Foto: Valdecir Galor/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Com competições importantes das mais diversas modalidades, Curitiba se firma como um dos principais destinos esportivos do país. A capital paranaense está recebendo uma série de eventos que vão movimentar a cidade.

Na última terça-feira (15/11), por exemplo, começou o Campeonato Sul-americano de Esgrima. A competição no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graezer (Praça Oswaldo Cruz) reúne os melhores atletas infantis e veteranos de todas as categorias dos países sul-americanos. Os duelos acontecem até sábado (19/11) e a entrada é franca.

Tênis

De sexta-feira (18/11) até domingo (20/11), Curitiba será palco do Torneio Internacional de Tênis em Cadeira de Rodas, competição que acontece durante o fim de semana no Santa Mônica Clube de Campo (Rodovia Régis Bittencourt Km 6).

O torneio reúne mais de 50 atletas que vão disputar o torneio que vale pontos para o ranking internacional de tênis em cadeira de rodas. A entrada é franca para acompanhar.

BMX

A pista de BMX do Parque Olímpico do Cajuru, a mais moderna do Brasil e que segue os padrões internacionais da UCI (Union Cycliste Internationale), também será palco de competições importantes.

No sábado (19/11), a pista recebe a Copa Curitiba de BMX, reunindo atletas de todas as categorias. Já no domingo (20/11) acontece o Campeonato Paranaense de BMX, com atletas que já despontam no cenário nacional.

No sábado e no domingo a entrada é franca e as competições começam às 8h.

Maratona

No próximo domingo (20/11), as ruas e avenidas da cidade serão pista para os 10 mil atletas que participarão da Maratona de Curitiba Rumo 2022. A tradicional prova do calendário de corridas do Brasil é a maratona brasileira com a maior premiação em dinheiro neste ano.

São R$ 192 mil em prêmios, sendo R$ 40 mil aos campeões masculino e feminino nos 42 km, que reúne a maior parte dos inscritos e também nomes de ponta do atletismo nacional, com atletas que representaram o Brasil em Olimpíadas e campeões de outras maratonas realizadas neste ano. Com corredores de 13 países, o evento também terá provas de 21 km, 10 km e 5 km.

A programação oficial da Maratona de Curitiba Rumo 2022 começa nesta quinta-fera (17), com a abertura da Expo Maratona no Museu Oscar Niemeyer. Nesta quinta-feira (17) e na sexta-feira (18) o espaço funciona das 10h às 20h e no sábado (19) das 9h às 17h. A estimativa é que nestes três dias mais de 30 mil pessoas passem pelo local.

Já o domingo (20) será de desafio, superação e experiências inesquecíveis junto aos 10 mil atletas inscritos. As largadas começam às 4h50 e vão até as 5h30, em diferentes categorias e nas distâncias de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km. A Praça Nossa Senhora da Salette é o local da largada de todas as provas e também abriga a Arena da Maratona de Curitiba Rumo 2022.

Capital do esporte

Para o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude Carlo Pijak Jr transformar Curitiba em capital brasileira do esporte é um dos objetivos da gestão do Prefeito Rafael Greca. Com os investimentos em equipamentos e na infraestrutura esportiva da cidade este objetivo vem sendo alcançado.

“Uma das ações da política esportiva da Prefeitura de Curitiba é a atração e apoio a eventos esportivos para colocar nossa capital cada vez com maior destaque no cenário nacional, tendo o esporte como indutor para movimentar a economia, na contratação de serviços, ocupação da rede hoteleira, incentivo ao turismo e geração de novas receitas para o município e tornar Curitiba a Capital do Esporte”disse Pijak.

Voleibol

Na semana que vem acontece o 17° Torneio Internacional de Vôlei, promovido pelo Círculo Militar do Paraná em parceria com a Associação das Abelhinhas de Santa Rita de Cássia e que conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba. Serão 12 equipes no masculino e 10 equipes no feminino disputando partidas emocionantes no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graezer (Praça Oswaldo Cruz) e também no ginásio do Circulo Militar.

Os jogos envolvendo equipes do Brasil, Chile e Argentina acontecem de 21 a 27 de novembro no Círculo Militar do Paraná e nos dias 21, 22 e 25 de novembro também no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graezer (Praça Oswaldo Cruz). A entrada é franca.