Grande Curitiba

Do jiu-jitsu à maratona, atletas de Curitiba têm fim de semana de bons resultados

21 de novembro de 2022 às 15:41
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O fim de semana terminou com bons resultados para atletas curitibanos. As conquistas começaram ainda no sábado (19/11), quando o guarda municipal de Curitiba Wagner de Oliveira Benedito, conhecido como Shrek, conquistou o Campeonato Sul-americano de Jiu-Jitsu sem Kimono (categoria até 105 kg), disputado em São José do Pinhais, Região Metropolitana.

O fim de semana também foi especial para 200 crianças do projeto de Triathlon de Curitiba, uma parceria da Federação Paranaense de Triathlon com a Prefeitura de Curitiba, que tiveram a oportunidade de competir no Campeonato Brasileiro Infantil de Triathlon na praia de Caiobá.

O destaque da competição foi Dante Alves Gaspar, que tem apenas 9 anos de idade e treina triathlon no Centro da Juventude Audi/União. O curitibinha venceu na categoria até 9 anos no Brasileirinho Infantil com o tempo de 10’41”. Ele representa tantas outras histórias das mais de 200 crianças que tiveram a oportunidade de sair de suas casas, em Curitiba, para participar de um grande torneio no litoral paranaense.

“O esporte transforma vidas, transforma a sociedade, e é por isso que devemos sempre lutar e trabalhar. Foi uma grande festa e uma experiência única para essa piazada”, afirmou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr.

Já em Teutônia, no Rio Grande do Sul, os curitibanos Walter Ribeiro e Alexandre Machado, atletas incentivados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, ficaram com o primeiro e segundo lugares, respectivamente, no Teutônia Pró 2022 de Street Luge.

Os dois ainda bateram o recorde da pista ultrapassando os 150 km/h.

Maratona

A Maratona Internacional de Curitiba também foi um destaque no fim de semana. A corrida que reuniu mais de 10 mil participantes pelas ruas da capital paranaense recebeu o Selo Ouro e o Permit 14/2022 da Confederação Brasileira de Atletismo.

Quem participou pode vivenciar desafios em provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km, em percursos por pontos turísticos de Curitiba.

O paulista Altobeli Santos da Silva (Associação de Assistência Social Joana Darc-SP) e a paranaense Marlei Eunice Willers (Instituição Evangélica de Novo Hamburgo-RS) foram os grandes vencedores.

Classificação final

Primeiros colocados Masculino
1. Altobeli Santos da Silva
2. Wellington Bezerra da Silva
3. Justino Pedro da Silva
4. Edson Amaro Arruda dos Santos
5. Geraldo Araújo Sena

Primeiros colocados Feminino
1. Marlei Willers
2. Elisangela Oliveira
3. Renata Moreno
4. Conceição Oliveira
5. Denise Ramirez