Grande Curitiba

Crianças visitam centro de referência para aula contra maus tratos aos animais

22 de novembro de 2022 às 12:14
Foto: Ricardo Marajó/SMCS

COM ASSESSORIAS – Nesta segunda-feira (21/11), alunos do 3° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Mansur Guerios visitaram o Centro de Referência para Animais em Risco (Crar) da Rede de Proteção Animal, na CIC.

Os alunos foram recebidos pelos personagens Fifo e o cão Folheco, dois integrantes da Família Folhas. Fifo, hoje um “pai” de pet, e sua família advogam contra os maus tratos aos animais e apoiam a adoção responsável, além de hábitos de sustentabilidade.

A visita incluiu também um passeio pelos recintos dos cães e gatos, onde as crianças entregaram petiscos e brincaram com os animais.

A surpresa do dia foi o show da cadela Aysha, uma border collie adestrada pelos profissionais do projeto Cão Amigo do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal.

Os estudantes presenciaram a destreza com a qual o animal fareja objetos, realiza cumprimentos, brincadeiras e trajetos de adestramento. E principalmente, aprenderam temas como cidadania e o cuidado com os animais com a guarda municipal Simone de Fátima Lima, palestrante do projeto Cão Amigo.

As alunas Ruanny Victoria Carvalho de Oliveira e Myllena Gabriely Fernandes, ambas de 9 anos, saíram da visita mais do que preparadas para adotar um pet de forma responsável.

“Nós já havíamos aprendido como cuidar dos cachorrinhos, mas ver eles aqui é um mais um exemplo de como bem tratar os animais. Já quero adotar mais um para a família”, relata Ruanny.

Para Myllena, a melhor parte foi conhecer a Aysha. “Nós nos divertimos com tudo, mas a Aysha é muito linda”, diz.

No fim, o Cão Amigo também distribui cartilhas educativas de prevenção, protagonizadas pelos personagens Duke e Taz.

Lições para o futuro

Segundo a professora de ciências da turma, Ana Paula de Souza, que inscreveu o colégio para visitação pelo programa Linhas do Conhecimento, a experiência significa colocar em prática as lições ensinadas em sala de aula.

“Nós esperamos que essa visita os ajude a ser pessoas mais conscientes. Aprender sobre a prevenção aos maus tratos, sobre a legislação, sobre a Rede de Proteção Municipal e principalmente que eles entendam a importância de não abandonar os bichinhos”, explica.

O roteiro foi uma atividade do programa Linhas do Conhecimento, que apresenta aos curitibinhas a capital e seus projetos. Pelo programa da Secretaria Municipal da Educação, Curitiba se torna uma imensa sala de aula, com aulas de campo e propostas lúdicas e culturais nos espaços da cidade.

A Rede de Proteção Animal é uma divisão do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Linhas do Conhecimento

O programa promove práticas de exploração e conhecimento da cidade ao introduzir os alunos a aulas de campo, propostas lúdicas, projetos pedagógicos e formações de professores.

Já foram ofertadas 137 rotas diferentes desde sua criação, em 2017. São 194,2 mil participações de crianças e estudantes e 18,5 mil de professores. Todas as unidades educacionais (escolas e CMEIs) já participaram.

Agendamento

O Cão Amigo pode ser levado até instituições de ensino particulares ou públicas. Os interessados devem enviar uma solicitação de agendamento para o e-mail: [email protected]