Grande Curitiba

Missa com concerto erudito celebra o Natal de Curitiba

23 de novembro de 2022 às 11:11
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Uma missa com a participação de parte do coro e da orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba marcaram a programação do primeiro dia do Natal em Curitiba, nesta terça-feira (22/11), na paróquia Carmelo Nossa Senhora da Assunção e São José, no Guabirotuba, na Regional Cajuru.

O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama, Margarita Sansone, prestigiaram o concerto, que também homenageou Santa Cecília. Falecida nessa data, no começo da era cristã, a religiosa é a padroeira dos músicos e da música sacra.

“Sigamos a luminosa inspiração de Jesus para proclamar a esperança, que precisa estar permanentemente viva no coração de cada um”, disse Greca.

A missa foi celebrada pelo padre André Biernaski, que exaltou o significado do período natalino. “Sua essência está em Jesus: não nos esqueçamos disso”, frisou. Com peças de compositores eruditos que remetem à maior celebração do calendário cristão, o concerto esteve sob a regência da maestrina Mara Campos.

Além dos instrumentistas e cantores da Camerata – que há 20 anos se apresentam em oito igrejas da cidade – a musicista regeu, simultaneamente, um coro formado por religiosas. “Foi lindo. As irmãs nada ficaram a dever às nossas melhores cantoras”, elogiou o prefeito.

Também prestigiaram o ato o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; a presidente da Fundação Cultural, Ana Castro; a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini; o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Júnior; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; a presidente da Fundação de Ação Social, Maria Alice Erthal; o secretário de Administração, Gestão de Pessoas e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira; a secretária municipal da Saúde, Beatriz Batistella Nadas; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; e os administradores regionais do Cajuru, Narciso Doro Júnior, e da CIC, Raphael Keiji Assahida.