Grande Curitiba

Curitiba é bicampeã do Prêmio Cidades Excelentes como a capital com melhor gestão pública

1 de dezembro de 2022 às 09:56
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Curitiba é bicampeã do Prêmio Cidades Excelentes, uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, que reconheceu a cidade pelo segundo ano consecutivo como a capital brasileira mais eficiente e com a melhor gestão pública.

A premiação de 2022 ocorreu na noite dessa quarta-feira (30/11), em Brasília, e o prefeito Rafael Greca foi representado pelo presidente da URBS (Urbanização de Curitiba S.A), Ogeny Pedro Maia.

“Celebro com toda alegria esse reconhecimento do Grupo Bandeirantes, pelo segundo ano consecutivo, da qualidade do trabalho desenvolvido em Curitiba, que compartilho com todos os servidores da nossa capital. Ficamos muito felizes e honrados com mais esta nova distinção de um fórum tão qualificado”, afirma o prefeito Rafael Greca.

Curitiba também venceu a etapa Paraná do prêmio do Grupo Bandeirantes.

O objetivo do Prêmio Cidades Excelentes é reconhecer boas práticas, contribuindo para a evolução da gestão pública nos 5.570 municípios brasileiros. Eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública são os itens (pilares) avaliados.

Para Pedro Maia, a escolha de Curitiba mais uma vez como a capital com a melhor gestão pública do Brasil é uma demonstração de que a administração da capital está no caminho certo.

“A gestão atual, liderada pelo prefeito Rafael Greca, tem como missão tornar a capital cada vez mais referência nacional e internacional em serviços que facilitam o dia a dia e priorizam o bem-estar da população”, afirmou o presidente da URBS, ao receber o prêmio das mãos do presidente do Grupo Bandeirantes, João Saad.

Pilares

Curitiba concorreu na categoria principal do Prêmio Cidades Excelentes (Prêmio Principal – IGMA Geral) e teve a maior pontuação média entre as capitais brasileiras nos pilares eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

A capital bateu, inclusive, o próprio índice alcançado em 2021 (68,30), atingindo a pontuação 75,82 em 2022.

Todos os municípios foram agrupados em três categorias de acordo com o porte da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. Para a etapa nacional, duas novas categorias ganham destaque: cidades acima de 500 mil habitantes e capitais.

A avaliação para o prêmio da Band é feita a partir da ferramenta desenvolvida pelo Instituto Aquila, Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que consolida resultados a partir de 62 indicadores.

Para chegar ao Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), são utilizados conceitos de big data e informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além de projetos enviados pelas próprias prefeituras.

A plataforma é estruturada com base em inteligência artificial que consolida os resultados dos 62 indicadores em uma única nota final.