Grande Curitiba

Estátua de Giuseppe Garibaldi inaugura o segundo Jardim das Esculturas de Curitiba

1 de dezembro de 2022 às 09:51
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Uma escultura do militar e guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi (1807-1882) inaugurou nesta quarta-feira (30/11) o Jardim das Esculturas do Palácio Garibaldi, no Largo da Ordem. O prefeito Rafael Greca participou do evento, junto com a ex-governadora e presidente da Associação do Palácio Garibaldi, Cida Borghetti.

“Nós agradecemos à Sociedade Garibaldi a iniciativa de nos presentear com esta escultura de Garibaldi feita pelo artista Carlos Henrique Tullio. Uma homenagem ao grande cavaleiro Garibaldi, o unificador da Itália, o herói de dois mundos”, disse o prefeito.

O Jardim das Esculturas faz parte do projeto de revitalização cultural do Palácio Garibaldi com o apoio dos associados, da iniciativa privada e do poder público. A escultura do artista Carlos Henrique Tullio ocupará um lugar de destaque na área externa do Palácio e que futuramente vai homenagear outros nomes importantes da cultura italiana.

“É um presente para os imigrantes italianos, que há 140 anos ergueram este Palácio. É um presente para o Centro Histórico e para toda Curitiba. Uma atração turística e cultural, importante para a nossa cidade”, ressalta Cida Borghetti.

Herói de dois mundos

Giuseppe Garibaldi foi um revolucionário que lutou pela unificação da Itália. Em 1835 veio para o Brasil, onde conheceu Anita Garibaldi com quem se casou e lutou em campanhas pelo Brasil, Uruguai e Europa. Durante quatro anos participou da Revolução Farroupilha. Por participar de revoluções na Itália e na América do Sul, ficou conhecido como o heróis de dois mundos.

Projetado pelo engenheiro e agente consular da Itália, Ernesto Guaita, o Palácio Giuseppe Garibaldi começou a ser construído em 1887 e foi concluído em 1904. Sediou o I Congresso Estadual do movimento operário paranaense, em 1906. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943, foi desapropriado pelo governo e serviu como sede do Tribunal Regional Eleitoral e Palácio da Justiça. Em 1962, foi devolvido à Sociedade Garibaldi e em 1988 foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.

Participaram do evento o secretário Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, Lucas Cunha; o Cônsul-geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Salvatore Di Venezia; o cônsul-geral do Japão para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Hamada Keiji; o líder do governo na Câmara, vereador Pier Petruzziello; o artista plástico Carlos Henrique Tullio; e o vice-presidente e coordenador do projeto de revitalização do Palácio Garibaldi, Benoni Manfrin.