Grande Curitiba

Rede municipal de Curitiba atende mais de 360 estudantes com altas habilidades nas dez regionais

5 de dezembro de 2022 às 11:06
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Capacidades acima da média para matemática e lógica, habilidades na comunicação incomuns para a idade, talento para pintura, desenho, música. Essas e outras características de estudantes com altas habilidades/superdotação são orientadas e trabalhadas por professores da rede municipal de ensino nas salas dos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs).

Esse número foi possível com a abertura, no início deste ano, de 15 novas salas de recursos para atendimento de crianças e estudantes com altas habilidades/superdotação, em todas as dez regionais. O número foi quadruplicado desde o ano passado.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que a estratégia de ampliação desse tipo de atendimento surgiu a partir de um grande levantamento em todas as unidades. “Assim identificamos novos estudantes para esse tipo de atendimento e ampliamos a oferta”, relata Maria Sílvia.

O Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE) da Secretaria da Educação faz a triagem para os novos atendimentos. “A qualquer momento os professores podem nos enviar o formulário, que será analisado pela nossa equipe especializada”, explica a diretora do DIAEE, Gislaine Coimbra Budel.

A gerente de Cooperação e Encaminhamentos Especializados, Flávia Fernanda Majcher Cardoso, esclarece que o papel do professor é orientar as atividades dos estudantes, com base nos talentos e curiosidades que eles mesmos trazem.

A professora Karin Cherbiski, do CMAEE Maria do Carmo Pacheco (regional Matriz) tem em sua sala crianças que adoram desenhar e montar jogos. “Faço a mediação, são eles que manifestam seus interesses”, conta a professora.

O CMAEE Matriz atende 40 estudantes com altas habilidades. Na sala da Karin, está matriculado Caio Manera da Silva, 9 anos, que estuda no 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Elevir Dionísio (Fanny). Ele frequenta o CMAEE da Matriz há um ano, desde o retorno do formato presencial de ensino. “Montamos uma cidade onde tem até uma indústria”, conta, ao mostrar o trabalho feito com as peças de Lego.

“Ele vai bem na matemática, na escrita, mas ama desenhar. Temos muitas pastas em casa cheias de desenhos dele”, relata a mãe, Thaís Manera.

Segundo a diretora do CMAEE da Matriz, Andréia do Rocio, o Centro, localizado na Rua do Rosário, atende atualmente um total de 160 estudantes, nos turnos da manhã e tarde.

O atendimento educacional especializado, realizado no contraturno escolar, está disponível nas unidades da rede municipal de ensino de manhã e à tarde.

O que é um CMAEE?

O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado oferta avaliação psicopedagógica e atendimento educacional especializado nas áreas de pedagogia especializada, auditiva, visual e estimulação a estudantes com deficiência e Transtornos Funcionais Específicos, matriculados em escolas e creches municipais.

O DIAEE oferece 13 modalidades de atendimento, o que inclui crianças e estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, síndrome de Down, comprometimento motor, Transtornos Funcionais Específicos, entre outros.