Grande Curitiba

Intervenções de Zeladoria Urbana marcaram Regional Pinheirinho

30 de dezembro de 2022 às 11:50
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Bairros bem cuidados, com ações frequentes de Zeladoria Urbana, e um importante incentivo para a vida saudável da população foram uma marca importante da Regional Pinheirinho durante o 2022.

A região, que é formada pelos bairros Capão Raso, Fanny, Lindóia, Novo Mundo e Pinheirinho e habitada por 152.614 habitantes (segundo estimativa do IBGE e Ippuc 2020), foi impactada por melhorias de várias obras de asfalto no saibro, implantação da Feira Noturna da Praça Zumbi dos Palmares, construção de calçadas, limpeza e desassoreamento de rios para prevenir enchentes, reformas de pontes e passarelas e a Rua da Cidadania ganhou uma moderna academia de musculação.

Drenagem e asfalto

Uma intervenção importante da Prefeitura foi realizada na Rua José Luz para corrigir um problema crônico de alagamento que ocorria em épocas de fortes chuvas.

O grande volume de água escorria e escavava a rua, que era de pavimento primário (saibro) e a água e lama invadiam as casas e o comércio na Rua Helena Carvalho da Silva Corrêa, que ficam abaixo do nível da rua.

Para resolver a situação, a Prefeitura implantou 60 metros de tubos de concreto armado de 400 milímetros e cinco caixas de captação para levar a enxurrada desaguar no Arroio Pinheirinho. Além disso, foram colocadas bocas de lobo e 70 metros de meio-fio e o trecho final da rua recebeu 40 metros de asfalto, completando a urbanização da área.

“A rua melhorou muito visualmente. Estamos otimistas de que o problema foi resolvido”, disse a moradora Gilci da Silva.

Ao longo do ano, várias ruas de saibro foram asfaltadas na região, melhorando a qualidade de vida dos moradores. Destacam-se a Evaristo Ângelo Piloto (220 metros); Joaquim Antônio da Cruz (130 metros); Luiz Jabonski (130 metros); Eponino Macuco (400 metros); Olintho Vidigal (130 metros); Marechal Althayr Roszanniy (90 metros); e Antônio Galeias (230 metros).

Urbanização da área

Outro exemplo interessante de implantação de pavimento alternativo foi realizado na Rua Wilson Stadler, no Pinheirinho. Ao longo de 185 metros da via. A partir do asfalto existente até a Rua Reinaldo Stocco, foi feita pavimentação em paver.

Andréia de Fátima Oliveira, que mora há 30 anos no local, disse que a obra da Prefeitura é o resultado de um sonho realizado. Na parte que a rua tem uma baixada, a água empossava em dias de chuva, problema que foi sanado com a implantação do sistema de drenagem e galerias pluviais.

“Ficou uma maravilha a nossa rua, agora toda calçada. Todo mundo aqui está muito contente”, garantiu Andréia de Fátima Oliveira.

No período de janeiro de 2017 a outubro de 2022, foram asfaltados 73,6 km de asfalto nas ruas da regional.

Ligeirão Norte-Sul

As obras do novo corredor de transporte coletivo que fará a ligação entre os terminais Pinheirinho e Santa Cândida, continuam avançando. Já foram concluídas 16 estações-tubo do trecho e seguem em obras as intervenções nas estações Itajubá, Pedro Gusso e Santa Regina.

Reformas de pontes e passarelas

Para garantir o ir e vir das pessoas com segurança, a Prefeitura investiu na recuperação de passarelas de madeira. Na Rua Visconde do Serro Frio, com a Reverendo José Ferreira Filho, no Novo Mundo, as equipes reconstruíram uma passarela.

Foram feitas também reformas nas passarelas das ruas João Surian, Luiz Leopoldo Landal, Paulo Chaves e Fioravante Slaviero, todas no Novo Mundo. Também foram reformadas as pontes das ruas Pedro Kurzava e José Dionísio Ribeiro Batista, no Novo Mundo, e da Rua Antônio Mendes de Siqueira, no Pinheirinho.

Academia de Musculação

Este ano, a Rua da Cidadania do Pinheirinho ganhou uma academia de musculação. A estrutura de cerca de 90 metros, instalada no piso superior do equipamento, começou a funcionar na segunda quinzena de agosto e é equipada com 13 aparelhos para a realização das atividades.

Casa nova

Em outubro, 18 famílias que viviam em locais de risco social foram reassentadas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Esta é a primeira etapa de um total de 88 unidades que fazem parte do Moradias Castanheira, conjunto na CIC destinado a pessoas que estão saindo de casas precárias erguidas em local de risco às margens do Ribeirão dos Padilhas, na Vila Ulysses Guimarães, no Pinheirinho.

O Moradias Castanheira conta com sistema viário pavimentado, calçadas de concreto, rampas de acessibilidade, galerias de drenagem, redes de água, esgoto e iluminação pública.

Faróis Móveis

As escolas especiais de Curitiba também receberam os Faróis Móveis, uma extensão do conceito do projeto Faróis do Saber e Inovação com novas possibilidades pedagógicas.

A Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison de Andrade Vieira (Pinheirinho), que integra o grupo de escolas com aprendizagem criativa, recebeu o farolzinho em outubro.

Os Faróis Móveis são carrinhos em forma de farol com impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, microscópio, canetas de luz negra, binóculos e alfabeto imantado.

Galerias de águas pluviais

A Prefeitura recuperou galerias pluviais nas ruas Otávio Saldanha Mazza e André Ferreira Barbosa, em frente ao Terminal Pinheirinho. Os serviços foram feitos para corrigir as canalizações que haviam sido danificadas pelas chuvas do mês de setembro e para prevenir futuros alagamentos na região.

De janeiro a novembro de 2022, foram feitos 54.903 metros em todos bairros da regional. As roçadas de ruas, parques, praças e locais públicos atingiram 1.847.738 metros quadrados. Já as operações tapa-buraco, que são ações de manutenção da malha viária existente, somaram 210.963 metros no mesmo período.

Nas ruas, parques e praças dos bairros da região a Prefeitura implantou 1.119 luminárias de LED em 2022, que são mais econômicas e eficientes. No período de janeiro de 2017 a outubro de 2022 foram instaladas 3.128 novas lâmpadas.

Zeladoria urbana

As equipes que atuam nos trabalhos de Zeladoria Urbana recuperaram um aparelho de celular que havia caído em uma galeria de águas pluviais, na Rua Lothário Boutin, nas proximidades do Hospital Municipal do Idoso. Para acessar o telefone, tiveram que remover a grelha e depois fazer o reassentamento da peça.

O aparelho foi devolvido à sua dona, Lorena Cruz, que agradeceu o empenho da equipe da Prefeitura em resolver o problema.

Caminhos recuperados

Em frente ao Centro de Educação Infantil (CEI) Vila Ipiranga, no Capão Raso, as equipes fizeram uma calçada/ciclovia em CBQU, na Rua Major Sebastião Izidoro Pereira, que melhora as condições de acesso à creche.

Outra calçada/ciclovia foi implantada na Rua Carolina Castelli, no Novo Mundo. Na Avenida Santa Bernadethe, esquina com a Avenida Wenceslau Braz, foi realizada recuperação do pavimento de concreto. E na Wenceslau Braz, no trecho entre a Maestro Francisco Antonello e Linha Verde, as equipes fizeram a recuperação de boca de lobo e meio-fio.

Na Rua Francisco Raitani, no Capão Raso, foram realizadas várias ações. Entre as mais expressivas estão a implantação de 596 metros quadrados de calçadas em piso e 495 metros quadrados de plantio de grama. O trabalho começou a partir do cruzamento com a Rua José Rodrigues Pinheiro e vai até a Vereador Adeodato Volpi.

Escola Umuarama

Em setembro, a Prefeitura realizou uma reforma de emergência na Escola Municipal Umuarama, que foi atingida pelo incêndio resultante da explosão do botijão de gás de uma residência vizinha e que afetou dependências da escola. As obras envolveram a recuperação do muro dos fundos da unidade, bem como das paredes de uma sala de aula, da sala dos professores e de parte do teto.

Lombadas

Os bairros Pinheirinho, Capão Raso e Lindoia receberam cinco novas lombadas. As intervenções foram feitas nas ruas Professor Júlio Theodorico Guimarães (Pinheirinho), João Bonat (Novo Mundo), José Alcides de Lima e Fátima Bark (Capão Raso), Conde dos Arcos (Lindoia), Pedro Zavaski, Baldur Magnus Grubba (Novo Mundo), Leonel França (Fanny), Laudelino Ferreira Lopes (Capão Raso), Padre Rafael José Kalinowski e General Potiguara, que recebeu a implantação de travessia elevada.

Binário

Em junho, começou a funcionar, o binário das ruas João Palomoque e Salomão Guelmann, no Novo Mundo. Além das alterações de sentido nas ruas, novos semáforos foram instalados no local. Com a mudança, a João Palomeque passou a ter sentido único da Avenida República Argentina para a Rua Isaac Guelmann. Já a Salomão Guelmann agora tem sentido único da Isaac Guelmann para a República Argentina.

Arroio Cercado

A Prefeitura fez uma intervenção para recompor parte da margem do Arroio Cercado, localizado no encontro das ruas Zakarias Liteka e Cid Marcondes Albuquerque, no Pinheirinho. A queda do talude foi provocada pelas chuvas. Os trabalhos foram realizados ao longo de 25 metros de extensão, com a implantação de sistema de contenção com tubos de concreto de 3 metros de altura.

Limpeza do Rio Formosa

As equipes da Prefeitura também atuaram na limpeza e desassoreamento do Rio Vila Formosa, no Novo Mundo, para minimizar as inundações ocasionadas durante o período de chuvas mais intensas. Os trabalhos acontecem em 1.800 metros do rio, abrangendo a extensão desde a Baldur Magnus Grubba até aproximadamente João Surian. Na região foi realizada também limpeza e desassoreamento do Córrego Capão Raso.

Semáforos

Dois novos semáforos foram ativados em março no Capão Raso. Os equipamentos foram instalados na esquina da Avenida Winston Churchill com as ruas José Zaleski e Tenente Miguel Cubas e, também, no cruzamento das ruas Marechal Otávio Saldanha Mazza com José Zaleski.

Trincheira

A trincheira da Linha Verde com a Rua Emanoel Voluz, no Pinheirinho, foi revitalizada. A estrutura de 4,8 mil metros quadrados passou por lavagem, regularização de superfície, pintura e aplicação de verniz antipichação.