Grande Curitiba

Com ministros do STF, Greca defende em Portugal valores democráticos e mostra a Curitiba do futuro

3 de fevereiro de 2023 às 15:04
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A visão da participação democrática e a Curitiba do futuro foram apresentadas, na manhã desta sexta-feira (3/2), pelo prefeito Rafael Greca no fórum internacional LIDE Brazil Conference – Lisboa, em Portugal. Ao lado de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e outras autoridades brasileiras e portuguesas, ele participou do painel central do evento, “Institucionalidade e Cooperação – valores institucionais, caminhos democráticos e cooperação internacional”, onde defendeu o fortalecimento da democracia e a independência dos poderes.

Greca debateu no painel com o ex-presidente do Brasil, Michel Temer; com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski; com o ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas; com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; e com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

“A inovação só vale quando se transforma em processo social. Curitiba se notabilizou pelo seu planejamento urbano e pela sua rede de transporte eficiente, baseada nos BRTs, o sonho do meu antecessor, o urbanista Jaime Lerner, e que nós procuramos aprimorar”, explicou o prefeito Rafael Greca na abertura da sua exposição.

Além de participar do fórum internacional, o prefeito cumpre uma agenda paralela de reuniões com autoridades portuguesas até o dia 6 de fevereiro.

Antes da palestra do prefeito, foi exibido um vídeo sobre Curitiba que mostrou os programas desenvolvidos pela Prefeitura que garantem uma governança inovadora e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“A minha cidade é a mais próspera e a melhor praça de negócios do país, onde há um imenso programa de justiça social pautado na ideia de que o amor é a condição da missão. Viva Curitiba”, enalteceu o prefeito.

Acompanharam na plateia a participação de Greca, no painel principal do LIDE Brazil Conference – Lisboa, em Portugal, a primeira-dama Margarita Sansone e o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó.

Fortalecimento da democracia

O principal tema durante todo o painel desta sexta-feira (3/2), no LIDE Brazil Conference – Lisboa, em Portugal, foi o fortalecimento da democracia e a volta da presença do Brasil nas relações exteriores. A abertura do evento foi feita pelo ex-presidente Michel Temer, que destacou a importância das boas relações entre os países. “A cooperação internacional leva em conta fundamentalmente aspectos comerciais. Temos uma relação comercial extraordinária com Portugal, a balança comercial entre os dois países vem crescendo ano a ano”, afirmou Temer.

Para o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, o Brasil precisa olhar para o futuro. “O Brasil tem vivido um pouco acorrentado em coisas do passado e temos que falar do futuro. Aqui neste fórum estamos falando do futuro. O TCU está muito atento à cooperação entre o público e o privado”, afirmou Dantas, que também defendeu o crescimento econômico sustentável aliado às agendas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, participaram do evento por videoconferência e foram enfáticos nas críticas aos atos antidemocráticos que aconteceram em Brasília no dia 8 de janeiro.

“Nosso papel é defender a Constituição. O Brasil viveu um período de grande déficit de civilidade, um período grave de risco democrático que desaguou no dia 8 de janeiro. Onde houver ameaças à Constituição, nós devemos atuar, precisamos ter harmonia entre os poderes”, afirmou Barroso.

O ministro Alexandre de Moraes criticou o mau uso das redes sociais para disseminar a desinformação. “Há necessidade de novos instrumentos normativos nacionais e internacionais de regulamentação das redes sociais. Elas não podem ser nem mais nem menos regularizadas que as mídias tradicionais. Há necessidade de combater esse tráfico de desinformação e fake news”, disse Alexandre de Moraes.

Os ministros do STF Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski participaram presencialmente do evento desta sexta-feira (3/2). “O Brasil tem a capacidade de se reinventar. O desenvolvimento sustentável é uma via promissora para retomar nossa aproximação com a comunidade internacional, especialmente a europeia. Que a cooperação internacional prospere”, disse Gilmar Mendes.

“A troca de ideias entre o setor público e o privado é extremamente importante. O Brasil sobreviveu ao 8 de janeiro, quando as sedes dos três poderes foram atacadas, mas a democracia brasileira é resiliente e sobreviveu a esses ataques. Estou extremamente otimista com a retomada do Mercosul e com a cooperação com a comunidade europeia”, afirmou Lewandowski.

Programação de sábado

Neste sábado (4/2), ocorre o terceiro e último dia do LIDE Brazil Conference – Lisboa. O painel “Economia, Mercado e Tecnologia” terá a participação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e dos empresários Abílio Diniz (presidente do Conselho da Península), Luiza Helena Trajano (presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza), Luiz Carlos Trabuco (presidente do Conselho Administrativo do Banco Bradesco) e de Isaac Sidney (presidente da Febraban), bem como outros executivos brasileiros e portugueses. O debate pode ser acompanhado ao vivo a partir das 5h30 (horário de Brasília), às 8h30 em Lisboa.

A mediação dos debates é feita pelo jornalista Merval Pereira, colunista de O Globo e comentarista da Globonews e presidente da Academia Brasileira de Letras.