Grande Curitiba

Trabalho pelo desenvolvimento da Grande Curitiba é apresentado ao Sistema S

7 de fevereiro de 2023 às 16:42
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Representantes das nove entidades que compõem o Sistema S conheceram a rede de trabalho do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole), nesta terça-feira (7/2), no Palácio Belvedere, no bairro São Francisco. O secretário para o Desenvolvimento da RMC, Leverci Silveira Filho, apresentou as principais ações a convite do presidente do Pró-Metrópole, Vitor Tioqueta.

O Sistema S é formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); Serviço Social de Aprendizagem do Transporte (Senat); Serviço Social de Transporte (Sest); e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Trazer o Sistema S para o contexto de trabalho do Pró-Metrópole é importante, pois ao juntar as 29 prefeituras e as instituições privadas espalhadas pelos municípios se fortalece o viés do desenvolvimento”, destacou Tioqueta.

A simbologia do local em que foi realizada a reunião – um mirante de 1915 – foi destacada pelo secretário Leverci, ao citar que no Pró-Metrópole a visão de novos horizontes é permanente. Na sequência, ele relatou a aproximação proposital dos gestores dos municípios da Grande Curitiba para entender as principais dificuldades e também a aplicação da estratégia de valorizar cada local com a visão de consolidar o mercado comum metropolitano.

“Há um abismo entre as condições sociais dos municípios que às vezes acham que o papel deles é muito pequeno. E nós, preocupados com o desenvolvimento, nos desafiamos a organizar o mercado comum metropolitano fixado nos pilares de agricultura, turismo e integração”, explicou.

A superintendente do Sesi, do Instituto Euvaldo Lodi – IEL e diretora regional do Senai, Fabiane Franciscone, contribuiu com a conversa ao citar que nas instituições do Sistema S há disponibilidade de ações de gratuidade que podem fortalecer as parcerias com as prefeituras.

A representante do Senar, Ana Paula Machado, lembrou ainda que, além dos cursos de formação, a instituição pretende retomar o serviço de assistência técnica e consultoria aos produtores, começando pela RMC. Ela considerou bem-vinda a parceria com o Pró-Metrópole.

Também participaram da reunião Ulysses Rodrigues, do Sesc; Denny Yamashita, do Senac; Roberto Freitas, do Senat; Leonardo Boeshdo Sescoop; Ricardo Dellamea, do Sebrae; Genésio Siqueira e Renato Ribas, da SEDRMC; e Marlon Vaz, da Metaplano.