Grande Curitiba

Pais levam bebês de 6 meses a 2 anos para vacinação contra covid em Curitiba

8 de fevereiro de 2023 às 15:52
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Qual é a medida do alívio? Para a advogada Ana Paula Machado, equivale a 0,2 ml. Foi a quantidade do imunizante contra a covid-19 aplicada na coxa direita do filho Paulinho, de 8 meses, nesta quarta-feira (8/2).

“Fiquei quatro meses sem sair de casa depois que ele nasceu”, lembra a mãe do menino, “mas estou mais tranquila agora”. Como ela, outras 35 famílias com bebês agendaram a vacinação na Unidade de Saúde Mãe Curitibana.

Foi o caso da contadora Jackeline Pontes. Ela levou Cecília, de 1 ano e 5 meses, para tomar a vacina. A menina chorou um pouquinho antes da aplicação, mas se acalmou logo depois. “Fico mais segura para colocá-la na escolinha”, diz a mãe.

Segurança, a mesma sensação da nutricionista Andréia Campelo Masson. Ela trazia no colo o filho Augusto, de 1 ano e 3 meses, ainda choroso depois da primeira das três doses previstas. “Alívio”, resume a mãe do menino.

“A população respondeu com carinho ao nosso chamado”, afirma a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, “e levou os filhos às nossas unidades como uma demonstração de amor.”

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retomou a vacinação anticovid para os bebês graças à chegada de novas doses de Pfizer Baby. Como o estoque é limitado, a convocação foi escalonada.

Neste primeiro momento, são chamados bebês de 6 meses até 1 ano, 11 meses e 29 dias. Uma nova convocação vai depender de mais doses disponíveis.

Agende o atendimento

Para a vacinação do bebê, é preciso agendar atendimento pelo telefone 3350-9000 da Central Saúde Já Curitiba, que funciona todos os dias, das 8h às 20h.

A vacina será aplicada das 8h às 17h, conforme o horário agendado, em dez unidades de saúde da cidade (veja os endereços abaixo ou no site Imuniza Já Curitiba).

A convocação do novo grupo segue o determinado pelo Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação contra a covid-19, do Ministério da Saúde, que prioriza, neste momento, os bebês mais novos.

Esquema vacinal

O esquema vacinal básico para este público será de três doses. A 2ª dose deverá ser aplicada num intervalo de 28 dias após a 1ª. Já a 3ª dose deverá ser aplicada num intervalo de 56 dias após a 2ª.

A vacina utilizada é a Pfizer Baby, a única liberada para esta faixa etária até este momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Vacinação simultânea

Além da dose do imunizante contra a covid-19, as unidades de saúde de Curitiba também ofertam vacinas do Calendário Nacional de Imunização que estejam em atraso.

A consulta sobre imunizantes pendentes pode ser feita pelo Saúde Já Curitiba (site ou aplicativo), acessando a aba “Carteira de Vacinação” no item “Pendentes”.

Não há mais necessidade de intervalo de 15 dias entre os imunizantes.

Orientações

No dia da vacinação, além da certidão de nascimento do bebê, é necessário apresentar documento pessoal com foto e CPF do familiar ou responsável que acompanha a criança.

O bebê deve ter, ainda, cadastro no Aplicativo Saúde Já Curitiba – pode ser incluído como dependente no cadastro do pai, mãe ou responsável para que a vacina seja registrada na carteira vacinal.

Esse cadastro também colabora para melhorar o fluxo de atendimento nas unidades de saúde, com maior agilidade no acesso aos dados e registro das doses.

As crianças que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso das que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem o completo reestabelecimento.

Pontos de vacina anticovid para bebês

Distrito Sanitário Boqueirão
Unidade de Saúde Visitação
Rua Bley Zorning, 3.136 – Boqueirão

Distrito Sanitário CIC
Unidade de Saúde Oswaldo Cruz
Rua Pedro Gusso, 3.749 – Cidade Industrial

Distrito Sanitário Santa Felicidade
Unidade de Saúde Bom Pastor
Rua José Casagrande, 220 – Vista Alegre

Distrito Sanitário Cajuru
Unidade de Saúde Iracema
Rua Professor Nivaldo Braga, 1.571 – Capão da Imbuia

Distrito Sanitário Matriz
Unidade de Saúde Mãe Curitibana
Rua Jaime Reis, 331 – São Francisco

Distrito Sanitário Bairro Novo
Unidade de Saúde Bairro Novo
Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – Sítio Cercado

Distrito Sanitário Portão
Unidade de Saúde Vila Guaíra
Rua São Paulo, 1.495 – Vila Guaíra

Distrito Sanitário Boa Vista
Unidade de Saúde Abranches
Rua Aldo Pinheiro, 60 – Abranches

Distrito Sanitário Pinheirinho
Unidade de Saúde Fanny Lindóia
Rua Conde dos Arcos, 295 – Lindóia

Distrito Sanitário Tatuquara
Unidade de Saúde Monteiro Lobato
Rua Olivio José Rosetti, 538 -Tatuquara