Grande Curitiba

Prefeitura inaugura nova sede da Escola Bilíngue para Surdos Ilza de Souza Santos

9 de fevereiro de 2023 às 12:08
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – A nova sede da Escola Municipal Professora Ilza de Souza Santos – Educação Infantil e Ensino Fundamental na Modalidade de Educação Especial Bilíngue para Surdos foi inaugurada na última quarta-feira (08). A unidade funcionava anexa à Escola Padre Pedro Fuss e agora terá um espaço completamente novo para atender toda a comunidade surda.

A escola atende alunos surdos da Rede Municipal de Ensino por meio da Educação Especial de forma bilíngue. Ou seja, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é trabalhada como língua de instrução e a Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua. Os atendimentos são oferecidos para Educação Infantil e Ensino Fundamental (do 1° ao 5° ano) com professores certificados e fluentes na Língua de Sinais.

O novo espaço conta com 4 salas de aula, sendo uma sala multiuso de áudio e vídeo, sala para atendimento dos cursos de Libras, sala de informática e espaço para produção de materiais de vídeo em Libras. O espaço também possui refeitório, pátio externo com biblioteca ao ar livre, jardim e área verde para atividades experimentais.

“Fazer a diferença na vida das pessoas é o que nos motiva diariamente e hoje é um dia muito importante para toda a Educação, principalmente na Educação Especial. Essa escola será um local de transformação e desenvolvimento para essas crianças, para que tenham um futuro brilhante pela frente. É para isso que trabalhamos, por nossas crianças, por nossa população, focados em melhorar a vida das pessoas”, explicou a prefeita Nina Singer.

Na ocasião, a prefeita anunciou mais uma boa notícia: já neste ano os atendimentos serão realizados em tempo integral. “Aproveito esse momento de muita alegria para anunciar que em breve a escola vai atuar em tempo integral, fortalecendo e ampliando a educação de toda comunidade surda”, destacou a prefeita.

Na cerimônia, os alunos da escola interpretaram o Hino Nacional Brasileiro na Língua de Sinais com a condução dos professores Gilberto Bertolino e Thiago de Almeida Santana. Também em Libras, o padre Wilzon Czaia abençoou a escola. Mariana Ravedutti, diretora da escola, e Daniel Moreno, professor, foram os intérpretes de libras durante todo o evento.

Também estiveram presentes: o vice-prefeito Professor Assis; o Secretário de Educação, Aldrian Matoso; o Secretário de Comunicação, André Gabardo; a Secretária de Assistência Social, Juliana Saraiva; vereadores Abílio Alves, Paulinho Maradona e Silvio Santo; Maurisclei Moreira, da Associação dos Surdos do município; profissionais da escola; servidores da Educação; entre outros.

Escola Bilíngue para Surdos Ilza de Souza Santos
Endereço: Rua Veríssimo Marques nº 1467 – centro
Telefone: (41) 3381-5841