Grande Curitiba

Oficina grátis em Curitiba ensina a fazer horta em pequenos espaços

14 de fevereiro de 2023 às 12:35
(Foto: Daniel Castellano/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Quem tem a partir de 16 anos e quer cultivar uma horta em casa, mesmo morando em pequenos espaços, pode participar da oficina sobre Horta Capilar que a Fazenda Urbana da Prefeitura, na Regional Cajuru, promoverá nesta quinta-feira (16/2), das 14h às 15h30.

Os interessados aprenderão a montar e manter a horta, que é irrigada por capilaridade. Isso significa que a água é absorvida pelas raízes das plantas na medida da sua necessidade, a partir da estrutura instalada em sua base.
Investimento baixo, retorno garantido

O investimento é baixo. Uma caixa de isopor reciclada e em boas condições de vedação e menos de R$ 20 para a compra do cano de PVC (por onde se dá a irrigação), do cepilho (para manter a umidade), da terra adubada e das sementes estão entre os insumos necessários.

“Com isso, é possível ter em casa algumas delícias da terra e economizar na hora das compras”, diz a gerente da Unidade de Agricultura Urbana da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), engenheira agrônoma Lílian Macedo.

Temperos e alface sem agrotóxicos são alguns exemplos e só precisam de um espaço na sacada, garagem ou área de serviço. Há vários tamanhos de caixas para cultivo em pequenos espaços. Esses locais só precisam ser banhados pelo sol pelo menos durante 4 horas. A rega pode ser semanal.

Serviço: Oficina de horta capilar

Data: 16/2 (quinta-feira), da 14h às 15h30
Local Fazenda Urbana (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 1.880, Cajuru)
A partir de 16 anos
Grátis
Inscrições aqui