Grande Curitiba

Mutuários da Cohab renegociam dívidas em mutirão na Câmara Municipal de Curitiba

15 de fevereiro de 2023 às 11:56
(Foto: Rafael Silva)

COM ASSESSORIAS – A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) participou, nesta terça-feira (14/2), de um mutirão de serviços promovido pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) em parceria com a Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Foram feitos 290 atendimentos, dos quais 76 foram para mutuários e mutuárias do programa habitacional do município.

A mobilização ocorreu no auditório do Anexo 2 da Câmara Municipal e ofertou aos cidadãos e cidadãs serviços jurídicos gratuitos, além da renegociação de dívidas com a Cohab, Copel e Sanepar. Entre 9h e 16h os presentes foram atendidos por ordem de chegada.

Uma das primeiras a procurar a Cohab foi a higienizadora Casturina dos Santos, 54 anos. Ela vive há mais de uma década no Moradias Laguna, no Tatuquara. Estava com 12 parcelas em atraso e foi até o mutirão para entender quais as maneiras de renegociar sua dívida.

“Valeu a pena. Saio daqui satisfeita, com uma boa possibilidade de acordo. Vou usar parte do meu PIS para pagar algumas prestações atrasadas e parcelar o restante junto ao financiamento. O importante é colocar tudo em dia”, disse ela.

Renegociações

Não houve limite no número de prestações em atraso, foram atendidas todas as situações cujos contratos não estejam judicializados. Os colaboradores da Companhia também prestaram esclarecimentos e agendaram atendimentos posteriores para quem estava com a documentação incompleta.

“As negociações são feitas caso a caso, para que sejam encontradas as soluções que se encaixem em cada situação específica. Os técnicos da Cohab apresentaram os diferentes modelos de renegociação e o mutuário escolheu aquele que julgou mais vantajoso”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

A manicure Nadir Pires, 61 anos, vive há três décadas no Moradias Vista Alegre. Manteve por muitos anos o histórico de adimplência, porém, devido a uma situação de doença, acabou deixando de pagar sete parcelas do financiamento habitacional. O mutirão foi uma boa oportunidade para regularizar seus débitos.

“Gostei da renegociação, foi feita de uma forma que vou conseguir pagar. É uma paz, um sossego estar com as contas pagas, poder dormir tranquila com meu patrimônio garantido”, enfatizou Nadir.

Evento

O presidente da CMC, vereador Marcelo Fachinello, lembrou que abrir cada vez mais as portas do parlamento municipal para a população é um dos objetivos da Câmara.

“Deixar a casa aberta, abrir as portas não só do plenário, mas dos outros espaços da Câmara também. É trazer as pessoas para dentro, prestar assistência jurídica através da Defensoria e fazer com que a população utilize o espaço público, que é dela também, para resolver seus problemas”, comentou.

Entre os serviços jurídicos gratuitos ofertados pela defensoria pública, a maior parte envolveu as áreas da Família e Sucessões; Cível; e Direito do Consumidor.

Com relação aos mutuários da Cohab que não conseguiram comparecer ao mutirão e desejam renegociar seus débitos, é necessário agendar um atendimento presencial em uma das dez agências da Companhia, nas Ruas da Cidadania. Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones 41 3221-8133 e 0800 041 32 33.