Grande Curitiba

Bairro Pinheirinho tem asfalto novo em quatro ruas

17 de fevereiro de 2023 às 09:55
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Asfalto novo é sinônimo de melhor qualidade de vida, com maior segurança e conforto para motoristas e passageiros. É por essa razão que moradores de quatro ruas do Pinheirinho festejam as obras de recuperação de 1 km de vias no bairro.

No programa de recuperação da malha viária da cidade, equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras trabalham para transformar os antigos antipós em pavimento de boa qualidade, como acontece no Pinheirinho.

“Nos quatro cantos da cidade temos equipes requalificando vias e assegurando que os caminhos dos cidadãos sejam preservados e confortáveis”, diz o prefeito Rafael Greca.

Estão recebendo os serviços de reciclagem neste mês as ruas Alberto Kosop, Joel Carzino, Henrique Pinto da Silva e Vitelio Parzianello.

“O serviço renova a camada de asfalto danificada e reforça a estrutura do pavimento”, explicou o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.

Rua Alberto Kosop

Na Rua Alberto Kosop, as melhorias acontecem no trecho de 685 metros, compreendido entre a Avenida Winston Churchill e Rua Francisco Camargo Pinto.

Sonia Maria Bottamedi, 57 anos, e o pai, Otávio Bottamedi, 91 anos, estão na expectativa para ver a conclusão dos serviços. Juntos, pai e filha estão limpando as calçadas para melhorar a fachada de casa.

“Estamos contentes porque antes o antigo asfalto estava bem esburacado. Estamos até limpando a nossa calçada com a enxada, tirando os matos”, explica Sonia.

Rua Joel Carzino

Na Rua Joel Carzino, o trecho de 99 metros que receberá asfalto novo já está sendo preparado entre rua Dr. Pedro Zavaski e um trecho sem denominação.

A moradora Maria Fátima Ferreira Lemos, de 70 anos, está animada com a manutenção da via. Segundo ela, que mora na rua há um ano, o conjunto de ruas contempladas deixará o bairro mais seguro.

“Nós que andamos a pé e voltamos do mercado carregando peso nos carrinhos, por exemplo, vamos ter mais facilidade com o asfalto novo. Falo por experiência porque antes, caminhava com meu marido cadeirante pela rua e era bem desconfortável. Com toda certeza vai ficar bem melhor”, relata Maria de Fátima.

Rua Henrique Pinto da Silva

Há poucos metros de distância, na Rua Henrique Pinto da Silva, as máquinas trabalham a todo vapor, fazendo a manutenção de 136 metros do asfalto entre rua Dr. Pedro Zavaski e rua sem denominação.

Para o morador Fernando Vieira, de 41 anos, que vive na rua desde 1988, a obra promete melhorias para toda a vizinhança.

“A rua vai ganhar outra aparência, o que vai trazer uma valorização pro local. Sem mencionar os carros dos moradores que não vão ter tanto desgaste por causa dos remendos do asfalto, que também faziam os idosos tropeçarem. Meus filhos, o Brian e o Kauã, também vão poder andar de bicicleta com mais tranquilidade”, explica Vieira.

Na Rua Vitélio Parzianello as melhorias alcançam, 110 metros no trecho entre a Rua Dr. Pedro Zavaski e o córrego Ribeirão dos Padilha.

Pela cidade

Pelo programa Asfalto Novo, ruas das dez regionais da cidade estão sendo requalificadas. São quase 800 km de melhorias em pavimentos com mais de 1.400 ruas beneficiadas com intervenções já concluídas ou em andamento. Somente no bairro Pinheirinho, são 37 ações que totalizaram 22.944 metros de asfalto recuperado em ruas já concluídas ou que ainda estão em obras.