Grande Curitiba

Greca recebe título de Prefeito Inovador da Rede Cidade Digital

17 de fevereiro de 2023 às 09:58
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu nesta quinta-feira (16/2) o título de Prefeito Inovador da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral. A premiação foi concedida pela Rede Cidade Digital (RCD) pelo conjunto de ações que possibilitaram a Curitiba ser a primeira cidade do país a receber a luminária inteligente com a antena 5G integrada.

O secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel de Oliveira, recebeu o certificado em nome do prefeito.

Greca e outros 12 prefeitos foram selecionados para receber a premiação. A entrega do título foi feita durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral Paranaense, realizado em Araucária. O secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel de Oliveira, recebeu o certificado em nome do prefeito.

“É uma alegria receber esse reconhecimento, que é para toda a cidade. A inovação tem de vir com a transformação social, melhorando a vida das pessoas e da sociedade. Curitiba foi uma das primeiras cidades a receber o sinal 5G porque saímos na frente na modernização das leis que regulamentam a instalação de antenas de telefonia celular. Essa é uma das inovações feitas em Curitiba que refletem na melhora da vida na cidade”, disse Greca.

Para a seleção dos 13 prefeitos inovadores, a RCD considerou fatores como a utilização da tecnologia e inovação de forma estratégica na gestão pública e que contribuem na melhoria da prestação de serviços e qualidade de vida do morador da cidade.

“Este prêmio valoriza os gestores que estão utilizando a tecnologia como estratégica para tomada de decisão e para facilitar a vida das pessoas”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.

Em novembro de 2022, Greca foi escolhido, pelo World Smart City Awards 2022, uma das quatro personalidades no mundo que têm contribuído de forma significativa para o avanço de projetos de cidades inteligentes nos últimos 10 anos, sendo o primeiro brasileiro reconhecido pela premiação internacional.

Pioneirismo no 5G

Entre as ações que permitiram a Curitiba ser a primeira cidade brasileira a testar as luminárias inteligentes com o 5G integrado, em julho do ano passado, está a assinatura do Decreto nº 989, feita pelo prefeito Greca três anos antes (2019). A atualização na legislação tornou mais ágil o processo de instalação de equipamentos para a implantação da tecnologia 5G.

A modernização na legislação, necessária à expansão da quinta geração das redes móveis, também garantiu a Curitiba o 3º lugar no ranking brasileiro Cidades Amigas da Internet 2022.

A capital paranaense também ficou entre as cinco cidades escolhidas para integrar o projeto piloto Conecta 5G, para a instalação das luminárias públicas inteligentes, em parceria com Ministério das Comunicações e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Curitiba foi a única capital e cidade com mais de 500 mil habitantes incluída neste projeto.

A proposta transforma as lâmpadas de iluminação pública em antenas de celular que espalham o sinal do 5G, uma solução à necessidade do elevado número de antenas que esta quinta geração da transmissão demanda.

Vale do Pinhão

Durante o Fórum de Cidades Digitais, prefeitos e gestores de 40 municípios acompanharam a apresentação case curitibano do ecossistema Vale do Pinhão.

O diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Paulo Krauss, apresentou aos demais gestores como Curitiba, a partir da determinação feita pelo prefeito Rafael Greca, iniciou o movimento de integração de um ecossistema de inovação já existente, resultando no Vale do Pinhão.

Também foram apresentadas inovações digitais em Pontal do Paraná, Araucária, Campo Largo, Colombo, Guaratuba e Pinhais.