Grande Curitiba

Tribuna Livre alerta para cuidados com a saúde renal

Espaço democrático de debates da CMC, a Tribuna Livre é realizada às quartas-feiras em plenário
24 de fevereiro de 2023 às 15:35
(Foto: Divulgação/Canva)

A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, durante a sessão plenária da próxima quarta-feira (1º), o médico nefrologista Paulo Fraxino, secretário da Sociedade Paranaense de Nefrologia (SPN). Por proposição da vereadora Maria Leticia (PV), o convidado falará sobre o tema “Saúde renal para todos” (076.00007.2023).

O debate é alusivo ao Dia Mundial do Rim, data celebrada em 10 de março. A campanha de saúde global é voltada à conscientização sobre a importância dos rins e sobre as formas de prevenção das doenças renais crônicas (DRC), em especial para os grupos de risco, como diabéticos, hipertensos, idosos e pessoas com histórico familiar de doença renal.

“A questão da saúde renal é assunto da mais alta importância em nossa sociedade”, justifica o requerimento da Tribuna Livre. “Dados da organização internacional sem fins lucrativos World Kidney Day informam que 10% da população mundial padece de doença renal crônica, que, se não for tratada, pode ser fatal. A taxa de mortalidade pela doença aumenta a cada ano. A lacuna de conhecimento sobre a doença renal crônica limita seu combate e aumenta a mortalidade a ela associada”, completa.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates mantido pela CMC para ser o canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas em pauta são sugeridos pelos vereadores, que, por meio de um requerimento, indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, de apresentação de uma campanha de conscientização, de discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa, etc.

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem às quartas-feiras, durante a sessão plenária – por acordo de líderes, após o espaço do pequeno expediente. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou uma atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda a participação de representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba